VOLTAR

Temer convoca reunião sobre novos riscos no rio Doce

Valor Econômico, Empresas, p. B4
28 de Out de 2016

Temer convoca reunião sobre novos riscos no rio Doce

Daniel Rittner e Andrea Jubé

Alarmado com o risco de agravamento dos impactos ambientais ao longo do rio Doce, devido à volta da temporada de chuvas, o presidente Michel Temer convocou reunião para discutir um plano de contingência com dirigentes da Vale e da BHP Billiton.
Os governadores de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, também foram chamados para participar da reunião, que está agendada para a próxima quinta-feira, no Palácio do Planalto.
A volta das chuvas é apontada como um fator de preocupação adicional. Um relatório da Fundação Renova - criada por Samarco, Vale e BHP após o desastre de Mariana (MG) - levado a integrantes do governo federal nesta semana aponta que rejeitos acumulados no leito do rio Doce podem ser "reativados", poluindo toda a bacia e provocando mais mortes de peixes, além de comprometer todo o abastecimento de água na região. Para isso, um plano de mobilização inclui a mobilização de centenas de caminhões-pipa para suprir as necessidades de consumo de água, entre outras medidas.
De imediato, uma equipe do Ministério da Integração Nacional será enviada a Minas na segunda-feira para acompanhar o processo de implantação e funcionamento dos sistemas de alertas e os planos de evacuação da população. Chefiada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, a equipe vai verificar "in loco" se todas as ações prometidas estão sendo desenvolvidas pela Samarco após o rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015.
"O espírito é de absoluta rigidez no monitoramento das ações", disse ao Valor o ministro da Integração, Helder Barbalho, um dos convocados por Temer para a reunião no Planalto. Também foram convocados os titulares das pastas de Minas e Energia, Meio Ambiente e da Advocacia-Geral da União (AGU).
"Temos que trabalhar com o cenário mais pessimista possível, mesmo sem especular com nenhuma tragédia, e ter um plano de contingência engatilhado", afirmou.
O objetivo da Defesa Civil é reforçar para as autoridades a necessidade de manter seus órgãos estaduais e municipais bem treinados e capacitados, participando de simulados e fóruns especializados. Nos próximos dias 8 e 9, haverá um exercício de evacuação com a população nos municípios abrangidos por duas represas da região. Na semana passada, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) enviou ofícios para o governo estadual e sete prefeituras de Minas para pedir a produção de planos de contingência para cada município, que deverão estar prontos até o fim de novembro.
Um balanço apresentado pelo Ibama na terça-feira, quase um ano após o rompimento da barragem de Fundão, indica atraso na construção de obras para contenção de rejeitos e também no repasse de recursos a municípios para investimentos em saneamento. Segundo a autarquia ambiental, existem hoje 43,5 milhões de metros cúbicos de lama entre as barragens de Fundão e Candonga.

Valor Econômico, 28/10/2016, Empresas, p. B4

http://www.valor.com.br/empresas/4758869/temer-convoca-reuniao-sobre-no…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.