VOLTAR

Teia da Diversidade começa com 5o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura

Secretaria Nacional da Juventude - http://www.juventude.gov.br
Autor: Patrícia Saldanha
20 de Mai de 2014

Teve início na manhã desta segunda-feira (19), em Natal (RN), as atividades do 5o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, agenda integrante das ações da TEIA Nacional da Diversidade 2014. A cerimônia foi aberta por cânticos rituais e danças dos Povos de Terreiro e dos Povos Indígenas, que pela primeira vez participam de um encontro nacional dos Pontos de Cultura.

Os primeiros momentos da solenidade foram marcados pela alegria e pelo colorido de suas expressões culturais. "Nesta segunda-feira, dia de Exu, peço a benção do Orixá para que abra as porteiras e deixe a cultura dos Povos de Terreiro passar", saudou os presentes e deu início às atividades a mestre de cerimônias e mãe de santo, Beth de Oxum, do Terreiro da Umbigada (PE).

Logo em seguida a palavra foi passada aos integrantes da Mesa Oficial de Abertura do Fórum, presidida pela secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg. Bastante emocionada, cumprimentou a todos e agradeceu o empenho dos servidores da SCDC/MinC e dos parceiros que ajudaram a preparar a TEIA Nacional da Diversidade.

Disse que os principais desafios do Programa Cultura Viva para o futuro são a institucionalização da chancela dos Pontos de Cultura e a promoção da visibilidade das ações do programa realizadas nos últimos dez anos. Elencou o fortalecimento do apoio às expressões culturais dos povos tradicionais do país, à atuação dos mestres e mestras da cultura popular, as iniciativas nas áreas da acessibilidade cultural e do livro e leitura como sendo as prioridades das políticas públicas voltadas para o segmento da diversidade, nos próximos anos.

A Mesa de Abertura do 5o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura foi composta pela representante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNdPC), Maria Fulgência Bonfim, por João Prestes, da Rede dos Pontos de Cultura de Goiás, por Catarina Lavoré e João Pontes, da Comissão Nacional de Gestores do Programa Cultura Viva,por Fernando Pankararu, do Fórum de Culturas Indígenas e por Kretã Kaigangue, do Colegiado Setorial de Culturas Indígenas do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC).

Maria Fulgência deu as boas-vindas aos presentes, em nome da CNdPC, e convocou o público a se integrar aos cortejos da TEIA Nacional da Diversidade, que nesta edição, vão ter como temas o combate ao racismo, a homofobia e a luta pelo respeito aos direitos dos povos tradicionais aos seus territórios. João Pontes destacou a importância de se conquistar a adesão dos estados e municípios nas políticas de base comunitária do PCV.

João Prestes disse estar muito animado com a presença de mais de 160 gestores do Fórum Cultura Viva e pelo fato de que pela primeira vez um encontro nacional dos Pontos de Cultura realizava uma reunião tripartite do Sistema Nacional de Cultura, com a participação de gestores culturais dos municípios, estados e da Federação.

Kretã Kaigangue destacou as ameaças que ainda pairam sobre a diversidade cultural no Brasil, lembrando que os Povos Indígenas têm encontrado resistência ao reconhecimento de seus territórios tradicionais, tanto no Congresso Nacional, como no poder Judiciário. Disse que em conseqüência destas dificuldades, muitos indígenas vivem marginalizados, morando em acampamentos na beira das estradas.

O representante do Fórum de Culturas Indígenas, Fernando Pankararu, lembrou as dificuldades que os Povos Indígenas têm em receber assistência de saúde em suas aldeias e finalizou sou fala entoando uma cantiga de saudação aos antepassados do Povo Pankararu, o Toãh. Catarina Lavoré, da Comissão Nacional de Gestores do PCV, destacou o trabalho conjunto da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e da equipe da SCDC/MinC na realização da TEIA Nacional da Diversidade.

Carta de Natal - "Os direitos culturais são uma pauta muito recente no país. Temos que construir políticas públicas e avançar neste sentido", disse a secretária Márcia Rollemberg ao apresentar a proposta da elaboração da Carta de Natal, documento a ser ratificado pelo 5o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, que estabelece um marco de convergência das reivindicações dos integrantes do Programa Cultura Viva.

A carta registra a intenção de transformar o Programa Cultura Viva como a política de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura (SNC), possibilitando o amplo exercício dos direitos culturais pelo conjunto da população brasileira e explorando a potencialidade da cultura como eixo transversal de desenvolvimento social e econômico sustentável.

O documento reconhece o papel do programa na promoção da produção, da pesquisa, do registro e da difusão das expressões culturais do país, tendo como base a parceria da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal com a sociedade civil e foi concebido com o objetivo de potencializar as iniciativas culturais da população brasileira.

http://www.juventude.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2014/05/20-05-201…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.