VOLTAR

SP vai ganhar parque voltado ao arborismo e à admiração da natureza

FSP, Cotidiano, p. C6
16 de Abr de 2009

SP vai ganhar parque voltado ao arborismo e à admiração da natureza

Da reportagem local

O projeto de um novo parque privado, dedicado ao arborismo e à admiração da natureza em uma reserva de mata atlântica, às margens da represa Billings, foi lançado ontem. O parque será instalado em uma área de 484 mil metros quadrados -cerca de um terço da área do Ibirapuera- no quilômetro 34,7 da rodovia dos Imigrantes, em São Bernardo do Campo. Deve ser concluído em 18 meses.
Novidade em São Paulo, o parque Imigrantes terá passeios suspensos entre as copas das árvores, feitos por uma passarela pênsil de madeira e de vidro temperado. Nos 4.500 m2 de área construída haverá ainda anfiteatro, biblioteca e centro de estudos. O projeto, bancado pela Fundação Kunito Miyasaka, custará cerca de R$ 13 milhões.
O parque, que fica no sentido São Paulo-Santos, não será uma área de lazer aberta à população como o do Carmo (zona leste), que também tem reserva de mata ciliar e brejo.
A visitação no parque só poderá ser feita com hora marcada. Haverá um limite de 300 visitas, que serão gratuitas, por dia. Na prática, vai funcionar como um horto florestal. Dois teleféricos com 270 metros de extensão e capacidade para oito passageiros vão fazer a travessia no parque.
O único contato dos frequentadores com o chão será por duas trilhas -uma de 150 metros e outra de 1,5 km, cujo trajeto foi estudado para causar o menor impacto ao ambiente - a área é uma ligação entre o parque da Serra do Mar e a represa Billings. Na região há tatus, macacos, veados, gambás e cutias.
"O parque fica no coração da mata atlântica. A ideia é que ele sirva de orientação às escolas e que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer a natureza nativa da região. O impacto da construção é muito baixo e praticamente não vai interferir no ambiente", diz Antonio Rosa Neto, presidente da Fundação Kunito Miyasaka, mantenedora do novo parque.
Como fica numa rodovia de acesso difícil por transporte coletivo, o parque diz planejar o traslado escolar, mas não haverá linhas regulares das cidades próximas até o local.

FSP, 16/04/2009, Cotidiano, p. C6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.