VOLTAR

Sobrevivente de matança vê nova ameaça a índios

A Crítica (Manaus-AM)
19 de Abr de 1989

Um dos sobreviventes do massacre praticado conta os índios Ticuna no município de Benjamin Constant, na localidade do Capacete, o capitão Leonílio Ramos Lopes afirmou que se providências não forem tomadas, uma nova chacina poderá ocorrer na região. Segundo ele, policiais civis e madeireiros, dentre eles Oscar Castelo Branco, apontado como mandante do massacre e que se encontra impune, praticam ameaças contra os Ticuna, alegando que "os Ticuna não valem nada".
A reportagem também traz informações sobre o encontro que está sendo realizado com o intuito de, segundo representante da Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngue, organizar uma comissão que irá representar as nações indígenas da Bacia Amazônica.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.