VOLTAR

Sistema do MapBiomas pode monitorar desmatamento no Cerrado

G1 - https://g1.globo.com/
10 de Jan de 2022

Consórcio formado por ONGs, universidades e empresas de tecnologia tem sistema de alerta que pode ser ativado "a qualquer momento" para evitar impacto de apagão de dados do Inpe.

O consórcio MapBiomas, formado por ONGs, universidades e empresas de tecnologia, afirmou nesta segunda-feira (10) que tem um sistema de alertas de desmatamento no Cerrado que pode "entrar no ar imediatamente" caso o governo decida encerrar o monitoramento do bioma.

Na semana passada, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) desmobilizou a equipe de pesquisadores focados no monitoramento do Cerrado, e os dados devem ser mantidos até abril. Depois disso, o projeto será descontinuado.

Em nota, o MapBiomas disse ver com preocupação que os sistemas do Inpe estejam ameaçados de descontinuidade por falta de recursos.

"Esperamos que a ameaça de paralisação do Prodes e do Deter Cerrado não se concretize e que o trabalho de excelência realizado pelo Inpe continue a ser apoiado e valorizado. Mas, se isso acontecer, faremos todo o possível para que o monitoramento seja garantido e disponível a toda a sociedade por meio do SAD Cerrado."

O último dado do Prodes Cerrado apontou que o bioma perdeu 8.531,44 km² de vegetação nativa em um ano. O valor representa um aumento de 7,5% em relação ao apurado pelo Prodes em 2020.

De acordo com o levantamento, o Estado do Maranhão foi o que apresentou a maior área de vegetação nativa suprimida (2.281,72 km²), seguido pelo Tocantins (1.710,55 km²), Bahia (925,11 km²) e Goiás (920,45 km²).

"O apagão de dados do Cerrado era uma possibilidade real desde o ano passado. O governo sabia do risco e decidiu não agir, o que só permite concluir que, mais uma vez, se trata de uma ação deliberada do regime Bolsonaro para impedir que a sociedade tenha acesso a informações cruciais, como fez com os dados de Covid", disse Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima.

"Felizmente a sociedade civil brasileira está mobilizada para disponibilizar os dados com acurácia e de forma gratuita para todos. Mesmo que o governo enterre o sistema do Inpe, os brasileiros e o resto do mundo saberão o que está acontecendo no Cerrado. Também como ocorreu com os números de Covid, reportados por um consórcio de veículos de imprensa, a tentativa do governo de esconder a informação não vingará. O Brasil é maior do que Bolsonaro e seus desmandos", completou Astrini.

Importância do Cerrado
O Cerrado concentra oito nascentes das 12 bacias importantes para o consumo de água e geração de energia no país. É um bioma importante para a distribuição de água no Brasil. Por ter o solo mais alto, absorve a umidade e leva água para 8 das 12 bacias importantes para o consumo de água e geração de energia no país.

Na região da bacia do Rio Paraná, que abastece Itaipu, o Cerrado responde por quase 50% de toda a vazão. As regiões do São Francisco, do Parnaíba e do Paraguai - esta última ligada ao Pantanal - têm uma dependência hidrológica ainda maior: o bioma é responsável por aproximadamente 94%, 105% e 135%, respectivamente, de toda a vazão. Com isso, se falta chuva no Cerado, o país inteiro sente.

https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2022/01/10/sistema-do-mapbio…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.