VOLTAR

Sindicato dos Jornalistas repudia a atitude dos indígenas

Maracaju News - www.maracaju.news.com.br
04 de Set de 2008

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SINDJOR/MS) vem a público manifestar repúdio e preocupação em relação ao episódio ocorrido com a equipe de jornalismo da TV MS Record, encarregada de produzir reportagens sobre o litígio indígena na região de Miranda.

Durante a desocupação determinada pela justiça, os profissionais foram impedidos pelos índios de prosseguir com o trabalho jornalístico, chegando a tomar as fitas e baterias da equipe, além de expulsar os jornalistas da propriedade invadida.

Tal episódio reflete um atentado ao exercício profissional e à liberdade de imprensa, e configura desrespeito ao Estado Democrático de Direito que guarda na mídia responsável um de seus sustentáculos. Não é o fato de serem indígenas, povo dotado de valores e cultura peculiares que devem ser respeitados, que justifica essa prática.

No entanto, é importante ressaltar que, na visão deste sindicato, o acontecimento representa nada menos do que a resultante de uma incômoda omissão do Estado brasileiro que se estende há séculos, pela qual a questão indígena no país é tratada sem a prioridade que merece.

Enquanto o poder público insistir no desprezo aos povos e nações que formam nossa população indígena, cada vez mais escassa, índios, produtores rurais e a população de um modo geral continuarão a ser vítimas de rompantes como este, gradativamente mais freqüentes.

E a imprensa continuará a ser alvo de cerceamentos outrora violentos ao desempenho profissional. Por isso, o SINDJOR/MS cobra esclarecimentos e providências cabíveis no sentido de restabelecer a dignidade dos jornalistas da TV MS Record que foram agredidos durante o serviço.

E reivindica, na qualidade de entidade da sociedade civil organizada, que o poder público, em todas as suas esferas, passe a tratar das complexas questões indígenas com a sensibilidade, seriedade e respeito que elas naturalmente exigem.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.