VOLTAR

Sespa discute melhorias para saúde indígena no Pará

G1- http://g1.globo.com
01 de Mai de 2014

Para traçar planos de melhorias à saúde indígena no Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou na última quarta-feira (30) programação em Belém voltada para intensificar ações contra a desnutrição infantil e ainda de combate aos problemas de saúde mental nas aldeias do estado.

Com o tema "Saúde Mental e Nutrição na Área Indígena", o evento reuniu profissionais de órgãos federais, estaduais e municipais, que atuam na área de saúde indígena e de direitos humanos, além de representantes de instituições públicas e privadas, analisar alternativas e ações;

Palestras foram ministradas pela coordenadora estadual de Nutrição, Rahilda Tuma, e pela a assistente social da Coordenação Estadual de Saúde Mental, Elisena Uchôa.

De acordo com a coordenadora estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais, Tamar Monteiro, os temas são fundamentais para a comunidade indígena. Ela destacou que a atenção à saúde mental precisa ser reforçada, já que o acoolismo entre os índios está disseminado no estado. Ela também destacou como as mudanças na alimentação das comunidades afetam os índios.

"A questão nutricional também é fundamental. Esta população está perdendo o hábito do consumir alimentos naturais e passando a adotar uma alimentação com produtos industrializados. Isso influencia de forma negativa, pois aumenta o número de crianças obesas e o índice de diabetes e hipertensão nas aldeias", completou.

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2014/05/sespa-discute-melhorias-par…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.