VOLTAR

Serviço Florestal e Incra estreitam parceria para manejo florestal na Caatinga

Serviço Florestal Brasileiro - SFB
08 de Fev de 2013

Com a proximidade do início da assistência técnica em manejo florestal para assentados na Caatinga, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) vem estreitando a parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Mais de 30 assentamentos no Rio Grande do Norte e no Ceará, entre aqueles da reforma agrária e do Programa Nacional do Crédito Fundiário, tiverem projetos aprovados em chamadas do Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF), gerido pelo SFB, para receber apoio na realização da extração sustentável de produtos via manejo florestal de uso múltiplo, como lenha, carvão, estacas, frutos e forragem.

Será a primeira vez que esses assentamentos contarão com assistência técnica especializada em manejo florestal. O apoio que será dado pelo Fundo inclui a elaboração e implementação do Plano de Manejo, documento que organiza a extração na área e que deve ser aprovado pelo órgão ambiental estadual e receber anuência do Incra, além da formulação de planos de negócios para auxiliar na inserção dos produtos no mercado.

Na última terça-feira, 5/2, as ações que serão desenvolvidas em 20 projetos de assentamento no RN foram o tema de uma reunião entre o chefe da Unidade Regional Nordeste do SFB, Newton Barcellos, e o superintendente do Incra no RN, Valmir Alves da Silva. No final de fevereiro, está previsto outro encontro, desta vez com a Superintendência do Incra no Ceará e com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), para mostrar o trabalho que será realizado em 12 assentamentos do estado.

As empresas que prestarão a assistência já foram contratadas pelo SFB. Como o FNDF não faz repasse direto de recursos para os beneficiários, a estratégia do Fundo é primeiro caracterizar a demanda pelo manejo, e em seguida, contratar por licitação as entidades que deverão prestar esse serviço.

Pernambuco
Em Pernambuco, onde o SFB atua já em 17 assentamentos, o manejo pode se expandir ainda mais. O SFB, por meio da Unidade Regional Nordeste, e a Superintendência local do Incra se reuniram na quinta-feira, 7/2, e vêm discutindo a assistência em manejo, com a possibilidade de inclusão dessa temática em chamadas de assistência técnica, tradicionalmente focadas em agricultura e pecuária. O motivo está nos bons resultados obtidos pelos agricultores familiares que já realizam a extração sustentável com apoio do SFB.

O manejo florestal sustentável chegou a gerar uma renda adicional de R$ 8.400 no ano, por família, em um dos assentamentos atendidos, sendo a média de R$ 1.130, se considerados todos os assentamentos. A avaliação foi feita pela Associação Plantas do Nordeste (APNE), contratada que presta o auxílio.

Para o chefe da Unidade Regional Nordeste, do SFB, Newton Barcellos, a proximidade com o Incra ajuda a somar esforços para aumentar a renda e a qualidade de vida das famílias.

http://www.florestal.gov.br/noticias-do-sfb/servico-florestal-e-incra-e…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.