VOLTAR

Semana ressalta a importância dos povos indígenas do Maranhão

Home Page do Governo do Maranhão - http://www.ma.gov.br/2009/4/15/Pagina9217.htm
Autor: Doriane Menezes - Secom
15 de Abr de 2009

A preservação dos ritos de passagem e das tradicionais festas indígenas foram as principais discussões do segundo dia da Semana dos Povos Indígenas do Maranhão, que foi iniciada na noite de terça-feira (14), e será realizada até a próxima sexta-feira (17), no Teatro Alcione Nazaré. Representando o governador Jackson Lago, a primeira-dama do Estado, Clay Lago, participou da abertura do evento, ressaltando que promover a inclusão dos indígenas como protagonistas nas discussões de interesse da etnia sempre foi uma das prioridades do Governo do Estado.

O evento, que é uma realização do Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Estado da Cultura, Igualdade Racial e Educação, tem como objetivo suscitar discussões político-culturais a respeito dos direitos da etnia e da manutenção da diversidade de suas tradições como afirmação da identidade cultural das nações indígenas.

"O governo se sente muito feliz em promover pela terceira vez esse evento e perceber que os povos indígenas estão cada vez mais integrados no processo de construção das políticas púbicas voltadas para a etnia", disse Clay Lago.

Durante a semana, uma série de atividades de divulgação da riqueza dos indígenas será disponibilizada por meio de mostras de filmes e vídeos etnográficos, exposições fotográficas e de acervo arqueológico, oficinas temáticas de pintura corporal, feiras de artesanato, apresentações de cantos, mitos e danças indígenas, além de mesas redondas e apresentações de trabalhos acadêmicos e aplicados.

Segundo o secretário de Cultura, Joãozinho Ribeiro, são muitas as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para a valorização das nações indígenas maranhenses. Iniciativas que, segundo eles, vão desde a implantação de projetos educacionais a incentivos para o fortalecimento da autonomia dos povos indígenas.

"Este evento é mais uma iniciativa desenvolvida pelo Governo do Estado para a valorização das populações indígenas e promover o resgate dessa grande dívida social que poder público e sociedade têm para com eles", enfatizou Joãozinho Ribeiro.

A Escola Krikati e a luta dos indígenas por uma educação diferenciada e os movimentos nacionais em favor dos direitos da etnia serão os principais focos dos debates nesta quinta-feira (16), terceiro dia do evento.

Na cerimônia de abertura, o dirigente da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima), Lourenço krikati, destacou que houve avanços na forma de organização político-social dos indígenas maranhenses e da participação popular ma

"Pela primeira vez, os índios estão tendo participação de forma mais direta e expressiva no processo de discussões inerentes às questões de interesse da nossa etnia, mas ainda há muito o que evoluir", disse Lourenço Krikati. "Mas estamos costurando com o Governo do Estado uma série de ações para promover a educação, a saúde e outros direitos sociais dos indígenas", frisou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.