VOLTAR

Seluir Peixer recebe representantes indígenas para discutir alterações no zoneamento de MT

O Nortão - http://www.onortao.com.br/
03 de Jul de 2009

A presidente da câmara municipal de Aripuanã Seluir Peixer Reghin (PPS) recebeu nesta sexta (03), representantes da aldeia Cinta Larga, Daeit Akat Kaban (Japão) e da reserva Arara. Participaram também da reunião Leomar Rosa, chefe de posto da FUNAI (PIN rio preto), Julio Cesar C. Ribeiro - Coordenador do Pólo Base de Saúde indígena, líderes indígenas Renato Cinta Larga, Paulo Kaban Cinta Larga, Kakuren Cinta Larga. e pastor Anselmo, da etnia Terena, todos do município de Aripuanã, no noroeste de Mato Grosso.

Seluir Peixer sensibilizada com o grande interesse dos irmãos indígenas em ajudar na elaboração das diretrizes que visam melhorias para o Município de forma geral, convidou representantes da Prefeitura Municipal de Aripuanã, o agrimensor e funcionário publico Antonio Paulo para participarem da reunião e auxiliar quanto aos itens que os representantes Indígenas gostariam que fossem acrescentados no ante-projeto da Lei do Zoneamento Sócio-Economico e Ecológico-ZSEE.

Na pauta da reunião, os líderes indígenas reivindicaram alterações nas diretrizes já encaminhadas para a comissão do zoneamento na Assembléia Legislativa, referente as duas reservas. Entre os pedidos estão: melhorias de estradas que dão acesso as aldeias, melhores condições de atendimento nos postos de saúde e nas escolas.

" Participamos da audiência pública em Juína no dia 20, onde foi discutido as diretrizes a serem apresentadas no projeto de lei do Zoneamento Socioeconômico Ecológico do estado. Nossa cidade estava em peso no evento, mas não posso deixar de destacar que a comunidade indígena participou em massa, e de forma organizada, e com isto mostrando seu interesse em participar de todo o processo e reivindicando seus direitos." Destacou Seluir Peixer Reghin.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.