VOLTAR

Segurança que matou índio em MS está sumido

FSP, Brasil, p. A7
26 de Dez de 2005

Segurança que matou índio em MS está sumido

Há riscos de novo confronto entre indígenas guaranis-caiuás e seguranças de fazendeiros no município de Antônio João (MS), região de fronteira com o Paraguai. No sábado à tarde, o índio Dorvalino Rocha, 39, foi assassinado com um tiro no peito por um segurança, que está foragido.
O sertanista da Funai (Fundação Nacional do Índio) Odenir Pinto Oliveira disse que um segurança desceu de um Fiat branco, e atirou em Dorvalino, que estava na porteira da fazenda Fronteira, do lado de fora.
No dia 15 passado, a PF retirou cerca de 700 índios, incluindo Dorvalino, de três fazendas vizinhas, uma delas a Morro Alto, atendendo a decisão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Nelson Jobim. A área de 9.300 hectares disputada com os fazendeiros foi homologada como terra indígena em março pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas a decisão judicial mantém os guaranis-caiuás fora das terras.
Ontem de madrugada, segundo o delegado, houve disparos com armas de fogo contra a sede da fazenda Morro Alto. Ele suspeita dos indígenas. "Os índios não têm armas", diz o assessor da Funai.
Segundo ele, haverá uma manifestação pacífica hoje na estrada. O delegado disse, porém, temer que os índios matem algum fazendeiro. O dono da Morro Alto afirma ter sido ameaçado de morte há semana.

FSP, 26/12/2005, Brasil, p. A7

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.