VOLTAR

Saúde indígena será tema de debate hoje em comissão

Agência Câmara Notícias- http://www2.camara.leg.br
06 de Nov de 2014

A Comissão de Seguridade Social e Família promove audiência pública hoje, às 9h30, sobre saúde indígena. O deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), que propôs o debate, ressalta que pouco se sabe a respeito do assunto, devido à precariedade das pesquisas e dos sistemas de informações sobre morbidade e mortalidade. "É fundamental aprimorar as fontes de dados, como os censos decenais", defende.

Resende ressalta a existência de aproximadamente 220 etnias, falando cerca de 180 línguas. "Qualquer discussão sobre a saúde dos povos indígenas precisa levar em consideração, além das dinâmicas epidemiológica e demográfica, a enorme sociodiversidade existente", diz.

Foram convidados:
- o secretário especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antonio Alves de Souza;
- o coordenador-geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Antonio Marcos Apurinã;
- o coordenador da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), Rildo Mendes;
- o coordenador da Articulação dos Povos Indígenas do Pantanal (Arpipan), Ramão Vieira de Souza Terena.

O debate será realizado no plenário 7.

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/SAUDE/476870-SAUDE-IN…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.