VOLTAR

Satélite russo-brasileiro controlará desmatamento no Amazonas

Terra.com.br-São Paulo-SP
16 de Nov de 2004

O Brasil e a Rússia potencializarão a cooperação espacial com a construção de um satélite destinado a controlar a derrubada de florestas no Amazonas e promover outros projetos, disse nesta terça-feira (16) Anatoli Perminov, diretor da Roscosmos, a agência espacial da Rússia.

Segundo Perminov, a criação do satélite russo-brasileiro está incluída em um dos acordos bilaterais que serão assinados durante a visita de Estado do presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao Brasil na próxima semana. "O acordo de cooperação espacial também inclui a criação de satélites para a monitoração da Terra e de outros com aplicações na navegação e nas comunicações", disse Perminov à agência oficial russa Itar-Tass.

Perminov ressaltou que a Rússia e o Brasil "têm excelentes perspectivas" para a exploração conjunta da base aeroespacial de Alcântara, localizada no Maranhão. "Nós temos a tecnologia e o Brasil pode ser um dos grandes operadores no mercado de serviços espaciais na América Latina", disse Perminov.

O funcionário lembrou que especialistas russos colaboraram com a comissão governamental brasileira que investigou a explosão em agosto do ano passado do foguete VLS em Alcântara, que matou 21 especialistas locais.

Em outubro passado, o primeiro-ministro russo, Mikhail Fradkov, propôs ao vice-presidente José Alencar a criação de uma "aliança bilateral" de tecnologia avançada em áreas competitivas, como os setores militar, energético e espacial.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.