VOLTAR

Rock in Rio anuncia mini edição Amazônica

OESP, Caderno 2, p. C4
05 de abr de 2016

Rock in Rio anuncia mini edição Amazônica
Show, que acontece no dia 27 de agosto, em Manaus, lança projeto de reflorestamento com participação da sociedade

Roberta Pennafort

O Rock in Rio terá uma mini edição amazônica. O festival vai realizar um show com Ivete Sangalo, Plácido Domingo e a Orquestra Sinfônica Brasileira num palco flutuante de 86 m² (mesma dimensão do palco da Cidade do Rock) sobre o rio Negro, em Manaus, a ser construído em formato de folha de árvore. O show acontece no dia 27 de agosto e marcará o lançamento do projeto ambiental Amazônia Live, que propõe o engajamento da sociedade no reflorestamento de áreas devastadas na região.
O objetivo do idealizador do festival, Roberto Medina, é devolver à Amazônia pelo menos um milhão de árvores e reunir doações de pessoas físicas e jurídicas a fim de aumentar esse número para três milhões. Serão investidos R$ 28 milhões pelo Rock in Rio, em gastos com assistências técnica e logística, monitoramento e custos de plantio. Os recursos angariados serão geridos pela consultoria ambiental Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, que realiza esse trabalho há 20 anos.

"Há 31 anos, a gente estava iniciando uma jornada que tinha o espírito de mostrar a cara da juventude brasileira. Hoje, o projeto tem uma responsabilidade maior. Nesse momento de desafio ético no País, o Rock in Rio tinha de estar presente. A gente vai virar esse jogo", disse Medina, que viaja para Buenos Aires hoje a fim de conversar com o presidente Mauricio Macri, com o objetivo de tratar de uma possível edição do festival por lá.
O anúncio do Amazônia Live foi nesta segunda, na Cidade das Artes. Foram lembrados os diferentes projetos sociais e ambientais do Rock in Rio, que tem como lema "por um mundo melhor" e neutraliza todas as emissões de gases do evento estufa em seus shows, com o plantio de 304 mil árvores até este ano, conforme informações dos organizadores.
A ideia partiu da Prefeitura de Manaus. O show, que anunciará a edição 2017 do Rock in Rio, terá apenas 200 convidados, mas haverá transmissão ao vivo pela internet. Ivete Sangalo fará outra apresentação na cidade, gratuita e para até 200 mil pessoas. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, em 2015, o desmatamento na Amazônia Legal cresceu 16% em relação a 2014.

OESP, 05/04/2016, Caderno 2, p. C4

http://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,show-que-vai-anunciar-edi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.