VOLTAR

Rio Tietê tem mortandade de dez toneladas de peixes

FSP, Cotidiano, p. C9
28 de Dez de 2006

Rio Tietê tem mortandade de dez toneladas de peixes

Da agência Folha, em Campinas

O aumento de vazão da água do rio Tietê para conter cheias em São Paulo provocou a mortandade de pelo menos dez toneladas de peixes ao longo das cidades de Itu, Salto, Porto Feliz e Tietê. A Cetesb (agência ambiental paulista) apura se houve crime ambiental.
Pode multar a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), responsável pelo controle da barragem de Pirapora do Bom Jesus -onde houve o aumento de vazão para reduzir as cheias do Tietê na capital.
Na véspera do Natal, a vazão do Tietê na barragem foi aumentada de 100 m3/segundo para cerca de 500 m3/segundo, de acordo com o gerente da Cetesb em Sorocaba, Perseu Mariani. "O aumento da vazão desprendeu lodo do fundo da barragem e isso reduziu o nível de oxigênio na água, provocando a mortandade. Trata-se de um crime ambiental."
Em nota, a Emae não cita a mortandade de peixes, mas informa apenas que "esse projeto [de aumento da vazão] teve seu estudo ambiental aprovado pela Secretaria de Meio Ambiente".

FSP, 28/12/2006, Cotidiano, p. C9

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.