VOLTAR

Reviravolta no projeto da APA de Marapendi

O Globo, Rio, p.27
19 de Jun de 2005

Reviravolta no projeto da APA de Marapendi
Após reações contrárias, vereador muda de idéia e agora quer tentar impedir qualquer prédio na Reserva

Presidente da Comissão de Assuntos Urbanos, autora do projeto que liberaria a construção de prédios com até cinco andares na Área de Preservação Ambiental (APA) de Marapendi, o vereador Luiz Antônio Guaraná (PSDB) anunciou ontem uma mudança radical de intenções. No mesmo dia em que O GLOBO mostrou a reação de moradores da Barra e ambientalistas contrária ao projeto, o parlamentar que afirmava não ver problema em construir na reserva agora pretende apresentar na Casa um projeto de lei que proíbe qualquer tipo de construção no trecho.

— Acho que todo político tem que ter a grandeza de voltar atrás quando a opinião pública se mostra contrária. O projeto que vou apresentar segunda-feira será ainda mais restritivo do que o aprovado em 1993 — disse Guaraná ao RJTV, referindo-se à lei atualmente em vigor que permite a construção de edifícios com três andares, ocupando até 15% do terreno.

Ontem, vereadores que votaram contra o projeto de lei comemoraram a mudança de idéia do parlamentar.

— Achei o fato de ele ter voltado atrás positivo. Mas ele mudou de opinião depois que viu a reação negativa pela imprensa — disse o vereador Eliomar Coelho (PT).

Para o vereador Rubens Andrade (PSC) o projeto de construir numa APA era equivocado.

— A proposta ia contra a APA e os moradores da Barra. Se não fosse pela interferência da imprensa, corríamos o risco de ver esse projeto sancionado pelo prefeito — disse.

Já secretário de Meio Ambiente, Ayrton Xerez, acredita que Guaraná deve ter refletido melhor sobre o projeto:

— Estava caminhando na área da reserva e fui parado por muitos banhistas e pedestres preocupados com o projeto do Guaraná. Mas acho que o vereador pensou melhor e resolveu voltar atrás. Achei isso bom — afirmou Xerez.

A presidente da Associação de Moradores da Orla da Lagoa, Luci de Carvalho, comemorou a mudança de planos do parlamentar:

— Esse projeto era inadmissível. Guaraná ganhou muitos votos na Barra fazendo campanha contra apart-hotéis e agora resolveu jogar no time contrário?

O Globo, 19/06/2005, Rio, p.27

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.