VOLTAR

Reunião nesta terça pode encerrar conflito em área quilombola

Bahia Toda Hora- http://www.bahiatodahora.com.br/
05 de Mai de 2014

Novo encontro, marcado para esta terça-feira (6), entre a Marinha e habitantes do Quilombo Rio dos Macacos, localizada na Base Naval de Aratu, município de Simões Filho (BA), pode encerrar o conflito territorial. Nessa reunião, que será intermediada pela representação do Ministério Público Federal (MPF) na Bahia, os moradores apresentarão a avaliação da nova proposta do governo sobre a demarcação da área comum entre as partes.

A oferta atual propõe a cessão de 86 hectares dentro da atual área de Marinha para comunidade. Além disso, o governo se compromete a garantir a permanência da maior parte dos quilombolas onde residem atualmente, além da manutenção de áreas onde já cultivam, algo que ainda não havia sido contemplado em reuniões anteriores.

Outra novidade é o comprometimento, da parte do governo, de construir uma estrada para que os quilombolas tenham acesso independente ao território, já que atualmente a entrada utilizada é a portaria controlada pela Marinha - palco de recentes conflitos entre oficiais e quilombolas.

O conflito entre as partes se deve à tentativa da Marinha de retirar a comunidade da região que habitam há mais de duzentos anos.

http://www.bahiatodahora.com.br/destaques-esquerda/noticia_destaque3/re…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.