VOLTAR

Responsabilidade social nas salas de aula

OESP, Economia, p. B16
18 de Out de 2006

Responsabilidade social nas salas de aula
Cresce a procura por cursos, principalmente MBAs, dedicados às políticas sociais e ambientais das empresas

Marina Faleiros

Alcely Strutz Barroso faz parte de uma nova geração de profissionais que entraram na área da responsabilidade social corporativa por causa da necessidade de profissionalização da área. Graduada em odontologia, com mestrado e doutorado em química, ela era apaixonada pelo terceiro setor e por isso bancou por conta própria, em 2001, um curso na primeira turma de MBA em Gestão e Empreendedorismo Social do Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (Ceats) da FIA/USP.

Concluído o curso, conseguiu um emprego no Instituto de Tecnologia Social, ONG voltada para a inclusão digital, e hoje é consultora de investimentos sociais da Microsoft. Para ela, as empresas estão muito interessadas em pessoas preparadas para a gestão social. 'As companhias que investem parte dos seus lucros em um projeto querem ver o retorno disso, e exigem pessoas que entendam como devem ser geridos estes recursos.'

Segundo Cristina Fedato, coordenadora dos cursos do Ceats, o caso de Alcely não é exceção. 'O que tem justificado a criação destes cursos é a busca por uma gestão mais rígida desta área, e quem tem feito o curso acaba conseguindo bons empregos.'

Na FGV, o coordenador dos cursos voltados para o terceiro setor em São Paulo, acredita que ninguém mais improvisa nesta área. 'As empresas começaram a investir nisso e precisam de especialistas na área, que entendam como captar um recurso e dar resultado para quem doou o capital.'

OFERTA

No Brasil, cada vez mais centros universitários estão atentos para a demanda de profissionais capacitados para atuarem na área social. Entre as que oferecem cursos estão a PUC-MG, que possui um curso de pós-graduação em elaboração e gestão de projetos internacionais, com ênfase no terceiro setor. No Rio, a UFRJ e a Universidade Federal Fluminense têm MBAs em Responsabilidade Social Corporativa. Em São Paulo, a FAAP também oferece um MBA para o segmento.

Em outros países, os cursos de MBA voltados para a área dentro de empresas vão ainda além do conceito de simplesmente administrar bem projetos sociais. Segundo Peter von Loesecke, presidente da The MBA Tour, associação que promove feiras sobre cursos no mundo todo, um dos temas mais procurados por quem faz um MBA voltado para a responsabilidade social na Europa e nos Estados Unidos é a ética.

'As empresas estão muito sensíveis em relação a este assunto e às pessoas que contratam para cuidar desta área, pois não querem ver seus nomes relacionados a nenhum escândalo', diz. Ele cita como exemplo o fato de cada vez mais empresas tentarem ficar longe de problemas como o da adulteração de balanços financeiros na americana Enron.

OESP, 18/10/2006, Economia, p. B16

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.