VOLTAR

RESEX do Rio Jutaí quer pressa na regularização fundiária

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
21 de Dez de 2011

O Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista (Resex) do Rio Jutaí, unidade de conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Amazonas, realizou no município de Jutaí, a sua IX Reunião Ordinária. O evento serviu para a aprovação do Plano de Ação para 2012.

Ao final, os conselheiros elaboraram quatro documentos encaminhados a instâncias de governo. O primeiro, para o ICMBio, exige agilidade na regularização fundiária da Resex. O segundo, que se refere à proteção, cobra uma base flutuante na unidade e um escritório do ICMBio em Jutaí, além da ampliação da equipe gestora, atualmente limitada a dois servidores.

O terceiro documento pede ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) "presteza" na instalação do crédito habitação na Resex; e o quarto, encaminhado à Coordenação do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), questiona os motivos que levaram a unidade a permanecer no Grau I.

APOIO - O encontro, realizado no início do mês, foi planejado e executado pelo Grupo de Trabalho de Gestão Participativa do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) de Tefé (AM). Servidores da Floresta Nacional (Flona) de Tefé e Resex do Baixo Juruá apoiaram à equipe da Resex na condução da reunião, com diversas dinâmicas e métodos participativos.

A elaboração do Plano de Ação foi iniciado com a construção da visão do futuro do conselho: órgão forte e participativo, observador dos problemas da reserva, atuando em demandas maiores como questões de habitação, regularização fundiária, proteção e educação, com responsabilidade, paciência e persistência.

A partir disso, os conselheiros foram divididos em três grupos, conforme afinidade com os temas: educação, habitação e proteção para propor os objetivos, as atividades, os conselheiros responsáveis e o prazo para realização da atividade.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Jutaí (Asproju), Francisco Nunes, a presença de quatro servidores do ICMBio para organizar a reunião contribuiu muito para a sua qualidade.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/2440-resex…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.