VOLTAR

Reserva Biológica União implanta corredor florestal para marcar a Semana da Árvore

ICMBio - www.icmbio.gov.br
23 de Set de 2008

Nos dias 24 e 25 de setembro, a Reserva Biológica União (Rebio União), unidade de conservação do Instituto Chico Mendes localizada nos municípios de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Macaé, no Rio de Janeiro, terá uma programação especial para comemorar a Semana da Árvore. Uma parceria entre o Consórcio Intermunicipal Lagos São João, a Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu e a Associação Mico-Leão-Dourado possibilitará o plantio de dez mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

As espécies foram doadas pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João. O plantio formará um corredor florestal em área pertencente à Associação Mico-Leão-Dourado, que foi adquirida com recursos captados junto a algumas instituições internacionais, como Environmental Media Association, a Fundação Firedoll, o Comitê Nacional da IUCN na Holanda e das famílias Arnow, Cassidy e Fournier, dos Estados Unidos. A Usina Termelétrica Norte Fluminense e a Prefeitura de Casimiro de Abreu também apoiaram a compra da área.

O mais importante é que a região doada ao ICMBio totaliza 113 hectares e ampliará efetivamente a Reserva Biológica União. Após implantado, o corredor florestal permitirá a integração das matas da reserva, que hoje se encontram isoladas, às da Serra do Mar, que se estendem por toda região serrana do estado do Rio de Janeiro. A ampliação permitirá o deslocamento e a dispersão da fauna, restaurando o fluxo gênico entre as diversas populações de animais, além de restabelecer um trecho de mata ciliar do Rio Dourado, importante afluente do Rio São João.

O plantio será realizado por alunos de escolas municipais de Casimiro de Abreu localizadas nas proximidades da Rebio União. Os estudantes receberão informações sobre as espécies de árvores a serem plantadas e a importância dos corredores ecológicos para a preservação da Mata Atlântica. A iniciativa dará início ao Projeto Conectividade executado pela própria Rebio União e a Associação Mico-Leão-Dourado, com apoio da Conservação Internacional do Brasil e do Citibank.

A Reserva Biológica União possui uma área de 2.548 hectares e é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica de baixada do estado do Rio de Janeiro ainda existente em bom estado de conservação. Ela serve como habitat de uma das espécies de primatas mais ameaçadas do mundo, o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.