VOLTAR

Representante da Comissão Organizadora da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista da história do Brasil se reúne com membros da CNEEI/MEC

Fundação Nacional do Índio - http://www.funai.gov.br
20 de Mar de 2015

Para apresentar as diretrizes da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista à Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena, Lucia Alberta Andrade, assessora da presidência da Funai, esteve reunida com os membros indígenas, indigenistas e de governo da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação.

A Conferência é a primeira voltada para o debate da política indigenista já realizada no Brasil, e foi convocada por Decreto Presidencial em julho de 2014.

A Conferência acontece entre os dias 17 a 20 de novembro de 2015, em Brasília, e o público será composto majoritariamente de indígenas, representantes de governo e de organizações indigenistas. O principal objetivo do evento é discutir e propor diretrizes para a consolidação da política nacional indigenista sob o paradigma da descolonização da relação entre o Estado e os povos indígenas.

As discussões serão norteadas por 6 eixos, como o direito territorial dos povos indígenas, participação social, direitos individuais, diversidade cultural e o direito à memória e verdade. Antes da realização da etapa nacional, serão realizadas as etapas preparatórias, locais e regionais, para que as propostas sejam construídas e levadas à discussão mais ampla na etapa nacional.

A iniciativa é de responsabilidade do governo federal e será presidida pelo Ministro de Estado da Justiça e coordenada pelo Ministério da Justiça e pela Funai. Para mais informações, acesse www.funai.gov.br.

http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/3202-representan…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.