VOLTAR

Reflorestamento na Amazônia é tema de projeto de lei no Senado

Portal Amazônia - http://portalamazonia.com
Autor: Diego Oliveira
24 de Jul de 2015

O senador Valdir Raupp apoia a política nacional de desmatamento liquido zero da Amazônia Legal e Cerrado

A Amazônia mais uma vez entra em pauta no senado brasileiro. O projeto chamado de política nacional de desmatamento líquido zero da Amazônia Legal e do Cerrado, criado pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO), visa preservar as áreas verdes das florestas. Em entrevista ao Portal Amazônia, Raupp falou sobre a criação do projeto de lei que está no aguardo de aprovação.

Segundo Raupp, entre 2002 e 2008, quase 130 mil quilômetros quadrados de cerrado foram destruídos, cerca de 21 mil quilômetros quadrados por ano. Já na Amazônia, a destruição chegou a 132 mil quilômetros quadrados por ano. Ele já havia feito um projeto similar no passado, mas devido a contratempos, acabou sendo absorvido pelo novo Código Florestal.

O projeto funciona como uma compensação pela destruição da floresta ou cerrado. Por exemplo, os órgãos responsáveis pela vistoria de obras precisam garantir que qualquer dano a natureza será recompensado. A ideia é zerar a diferença entre o desmatamento legal de novas áreas e o reflorestamento de locais degradados no mesmo bioma.

União

Na opinião do senador é preciso que haja a consciência por parte das empresas também, porque todo ato descuidado pode ter um impacto no meio ambiente. "Precisamos manter as florestas do jeito que estão hoje. É necessário haver um controle por parte dos órgãos ambientais para impedir o crescimento de áreas desmatadas. Afinal, o futuro não pertencerá a gente, mas aos nossos filhos e netos", destacou.

De acordo com Raupp, se cada um tomasse uma atitude responsável, casos como o da extinção do fenômeno Pororoca, no rio Araguari, não aconteceriam. "O projeto além de tentar corrigir falhas visa educar o cidadão para não desmatar ilegalmente. Recentemente, a degradação da natureza causou o extermínio da pororoca, no Amapá. Então, a educação é a única saída para não acabarmos com o ecossistema da Amazônia", disse.

http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/meio-ambiente/reflorestament…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.