VOLTAR

Ratificacao russa

FSP, Opiniao, p.A2
01 de Out de 2004

Ratificação Russa
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou que a Rússia pretende ratificar o Protocolo de Kyoto, o tratado internacional que procura combater o aquecimento gradual da Terra. Trata-se de uma atitude importante, já que, sem a anuência russa, o acordo não sairia do papel. Para entrar em vigor, o texto tem de ser ratificado por ao menos 55 países responsáveis por no mínimo 55% das emissões de gases-estufa das nações industrializadas.
Como o presidente George W. Bush decidiu boicotar o documento em 2001, a existência do protocolo ficou ameaçada, pois os EUA respondiam, em 1990 (ano-base para o acordo), por 36,1% das emissões de CO2, o principal gás responsável pelo efeito estufa, dos países ricos.
Sem a ratificação russa, o tratado só contaria com o apoio concreto de Estados que totalizam apenas 44% das emissões de gases-estufa dos países ricos. A mudança de posição da Rússia, que, em dezembro último, indicou que não pretendia ratificar o acordo ambiental por razões econômicas, é, portanto, crucial.
É verdade que as razões políticas que estão por trás da intenção russa talvez não levem tanto em conta preocupações ambientais. Mesmo assim, a decisão de Putin é elogiável.
Cabe agora à comunidade internacional, sobretudo à União Européia e à ONU, pressionar os EUA a aderir ao protocolo. Sob o comando de Bush, porém, isso é improvável.
De qualquer modo, a entrada em vigor do protocolo de Kyoto é vital para a manutenção de certa qualidade de vida na Terra a longo prazo. Mesmo que seu escopo ainda seja limitado e sua aplicação lenta, o simples fato de ele existir já constitui um passo positivo. Esse assunto tem de ser mantido na pauta internacional, embora seus eventuais benefícios só venham a ser observados em várias décadas. Vale ressaltar, ademais, que a atual geração tem uma responsabilidade moral pela qualidade do ambiente que deixará para seus descendentes. Um planeta pelo menos habitável é o presente que temos de legar a nossos netos e bisnetos.
FSP, 01/10/2004, p. A2

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.