VOLTAR

Raposa Serra do Sol

Globo Rural - globoruraltv.globo.com
08 de Set de 2008

O STF, Supremo Tribunal Federal, adiou o julgamento sobre a demarcação da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Enquanto a decisão não sai, produtores de arroz colhem mais uma safra.

A colheita do arroz está em ritmo acelerado. Os grãos que foram plantados em maio, no início do inverno, quando as chuvas são mais intensas, estão rendendo bem.

A Reserva Raposa Serra do Sol, no norte do Estado de Roraima, área que foi homologada como terra indígena pelo governo em 2005, é ocupada também por agricultores, não índios, desde 1991. A principal atividade agrícola desenvolvida por eles é a produção de arroz. A lavoura ocupa 6,5% do total da reserva que possui 1,7 milhão de hectares.

Enquanto os produtores e índios esperam a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a contestação da demarcação, a colheita segue normalmente.

"Existe um planejamento estratégico a ser alcançado. E nós já estamos em fase de andamento da produção da lavoura de verão, considerada nossa lavoura principal", explicou a agricultora Isabel Itikawa.

Na fazenda Tatu o agricultor Márcio Eli Barili espera colher 1,5 mil toneladas de arroz nos 230 hectares que cultivou. "É uma safra de inverno que a gente costuma plantar. Uma para fazer semente e outra para estar sempre em movimento com os funcionários, não deixar parado e dar continuidade ao trabalho", falou.

Apesar de não ser a safra principal de arroz, o que está sendo produzido vai abastecer o mercado da capital Boa Vista e de outros Estados, como de Amazonas.

A expectativa dos agricultores é que sejam colhidas até o fim do mês 150 mil toneladas de arroz. Quando a colheita de inverno acabar eles já começam a preparar a terra para o cultivo da safra principal, que começa nas próximas semanas.

Não há data prevista para a retomada do julgamento no Supremo Tribunal Federal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.