VOLTAR

Quilombo da Sacopã é reconhecido pela União

O Globo, Rio, p. 18
19 de Set de 2014

Quilombo da Sacopã é reconhecido pela União

ANTONIO WERNECK werneck@ oglobo.com. br

Na próxima terça-feira, o governo federal vai entregar a nove famílias da comunidade quilombola da Ladeira Sacopã, na Lagoa, títulos de reconhecimento de domínio sobre uma área de cerca de sete mil metros quadrados. A documentação era reivindicada há 50 anos pelos descendentes de Manoel Pinto, que se instalou ali, com a mulher e os filhos, na década de 20. A doação dos títulos é uma etapa que antecede a posse definitiva do terreno, onde hoje vivem 28 pessoas. A entrega será feita por representantes do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Satisfeito com a decisão do governo federal, o músico José Luiz Pinto Júnior, de 72 anos, filho de Manoel, disse que, após a solenidade, haverá uma apresentação de jongo e será servida uma feijoada.
O antropólogo Fábio Reis Mota informou que, desde 1988, quando foi implementada uma lei que concede direitos especiais às comunidades remanescentes de quilombos, apenas duas foram reconhecidas no Estado do Rio:
- O processo de reconhecimento de um comunidade quilombola corresponde a um lento e gradual mecanismo de inserção social de um grupo historicamente excluído de espaços públicos. O acesso à terra e à moradia é um passo importante para uma melhoria do cenário carioca, composto pelas belezas descritas por poetas da bossa-nova de Ipanema e por marcas de tiros de fuzis em favelas.

O Globo, 19/09/2014, Rio, p. 18

http://oglobo.globo.com/rio/reivindicado-ha-50-anos-quilombo-da-sacopa-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.