VOLTAR

Putin surpreende e diz que Rússia vai ratificar o Protocolo de Kyoto

FSP, Ciência, p. A13
22 de Mai de 2004

Putin surpreende e diz que Rússia vai ratificar o Protocolo de Kyoto
Decisão obteve apoio para entrada do país na OMC

DA REUTERS

O presidente russo Vladimir Putin surpreendeu o mundo ontem ao anunciar sua intenção de ratificar o Protocolo de Kyoto, desconsiderando as recomendações de alguns de seus assessores, que afirmavam que o tratado poderia ser danoso à economia.
Manifestando-se após conversações com representantes da União Européia, no acerto de um acordo para a obtenção do apoio europeu à entrada da Rússia na OMC (Organização Mundial do Comércio), Putin disse que seu país iria se mobilizar rapidamente para ratificar o pacto, que tem o objetivo de reduzir a emissão de gases que agravam o aquecimento global.
Um dia antes, fontes próximas a Putin diziam que um anúncio desse tipo não seria feito antes de uma longa série de consultas e discussões na Rússia, que só teria fim em agosto.
"Esse é um sinal positivo e muito bem-vindo", disse Klaus Töpfer, líder do programa ambiental das Nações Unidas. "É vital que o Protocolo de Kyoto entre em vigor como um primeiro passo na estabilização do clima global. A ratificação pela Rússia é o último passo crucial para tornar Kyoto operacional."
O pacto dependia da aprovação russa desde o abandono dos EUA, em 2001. Ele não pode ser efetivado a não ser que nações desenvolvidas responsáveis por 55% das emissões o ratifiquem -percentual inatingível sem os russos, depois da desistência americana. Quando a Rússia ratificá-lo, ele poderá ser convertido em lei.

FSP, 22/05/2004, Ciência, p. A13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.