VOLTAR

Puccinelli diz que ouviu mais índios do que produtores

Campo Grande News - www.campogrande.news.com.br
Autor: Paulo Fernandes
05 de Set de 2008

O governador André Puccinelli voltou a criticar a portaria que ampliou a abrangência das vistorias da Funai (Fundação Nacional do Índio) para a aldeia Cachoeirinha, em Miranda, e disse que tem escutado mais os índios do que os produtores rurais. "Já estive mais com indígenas do que com produtor. Mandei emissário em cada aldeia", afirmou.

Com relação a portaria determinando os estudos na região de Miranda, Puccinelli disse que a Funai deveria ter esperado a reunião do próximo dia 15 para tomar a decisão.

"É desta forma que ele quer que o Estado autue? Então é uma esculhambação. Se o adjunto não avisa o titular, o titular não sabe do adjunto. Eu pedi que não façam mais portaria porque senão não haverá mais diálogo aqui. Que diálogo? Unilateral. Diálogo de surdos ou unilateral", disse o governador.

A reunião do dia 15 será entre o presidente da Funai, Márcio Augusto Freitas de Meira, e o governador André Puccinelli. A reunião foi marcada por causa dos outros estudos da Funai iniciados em Mato Grosso do Sul para a demarcação de terras. O levantamento é sobre uma área equivalente a 22% do território de Mato Grosso do Sul, ou 1/3 da área economicamente aproveitável.

A possibilidade de demarcação é duramente criticada pelos produtores e vista como um risco para a economia do Estado, já que a região em estudo é responsável por 60% da produção de alimentos de Mato Grosso do Sul.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.