VOLTAR

Psicóloga e antropóloga uberlandense participa de encontro com indígenas

Coreio de Uberlândia - http://www.correiodeuberlandia.com.br
Autor: Pablo Pacheco
23 de Jul de 2013

Entre os dias 25 de julho e 6 de agosto, a uberlandense Pollyana Mendonça estará incomunicável. Psicóloga formada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e antropóloga pela Universidad de Barcelona (Espanha), a uberlandense embarca, nesse período, para um encontro com representantes do povo indígena Kanamari, que vive no Vale do Javari, na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, em plena selva amazônica. Pollyana Mendonça disse que, no papel de coordenadora da Organização Não Governamental (ONG) Centro de Trabalho Indigenista (CTI), vai ministrar uma oficina que tem o objetivo de elaborar um projeto político-pedagógico para a educação escolar do povo Kanamari.

"Trabalho há seis anos com povos indígenas da Amazônia e do Cerrado. A pedagogia com essas populações deve obedecer aos princípios da lei federal 11.645, que, desde 2008, determina a simbiose e inclusão do ensino da história e da cultura indígena no currículo dos ensinos fundamental e médio", disse a antropóloga.

Segundo Pollyana Mendonça, cerca de 3,8 mil indivíduos da etnia Kanamari vivem no Vale do Javari, que tem a maior concentração de povos indígenas isolados em todo o planeta, também com as presenças de tribos Marubo, Matis e Matses. "Há uma década, tenho minhas rotinas profissionais fora de Uberlândia, mas percebo que, atualmente, a temática indígena tem causado interesse na cidade. Inclusive, o Museu do Índio tem buscado espaço com atividades e convidados de renome nacional", disse a uberlandense, que trabalha na Amazônia com educação, referência cultural e conservação ambiental para os povos indígenas.

CD e DVD

A psicóloga e antropóloga Pollyana Mendonça disse que, além da oficina sobre educação em escolas indígenas, teve a oportunidade de prestar assessoria a um festival cultural na aldeia Kanamari, na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. Como resultado do festival, os indígenas produziram o CD duplo e o DVD "Tüküna Nawa Waik", que já foi lançado pela Organização Não Governamental (ONG) Centro de Trabalho Indigenista (CTI).

"O lançamento aconteceu em julho do ano passado. O álbum e o DVD trazem toda a musicalidade e manifestações rituais do povo Kanamari. Pretendo lançar os trabalhos em Uberlândia, em breve, com a presença dos indígenas cantadores", disse Pollyana Mendonça.

O álbum duplo e o DVD são comercializados no site da ONG (www.trabalhoindigenista.org.br) e a renda obtida com a venda dos trabalhos será destinada às ações nas aldeias Kanamari.

http://www.correiodeuberlandia.com.br/entretenimento/trabalho-na-tripli…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.