VOLTAR

Projeto Serra do Mar apóia idéia de Turismo Pedagógico de Base Local

Secretaria do Meio Ambiente - www.ambiente.sp.gov.br
Autor: Danilo Netto
25 de Nov de 2009

O Programa de Jovens - Meio Ambiente de Integração Social (PJ MAIS) com apoio do Projeto Serra do Mar, que faz parte dos 21 projetos ambientais estratégicos da Secretaria do Meio Ambiente - SMA, promoveu no dia 08.11 a primeira experiência de Turismo Pedagógico de Base Local. Essa experiência envolveu jovens do Núcleo de Educação Ecoprofissional (NEE) de Cubatão do PJ MAIS, que moram nos bairros Cotas, com estudantes de pós-graduação em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável de uma instituição de nível superior de Osasco.

O objetivo do Turismo Pedagógico de Base Local é conduzir grupos de estudantes de ensino superior, professores e pesquisadores, criando um ambiente de diálogo entre o conhecimento desenvolvido nas faculdades e universidades e aquele produzido com a prática dos jovens moradores organizados para receber os visitantes. O nome Pedagógico é porque essa nova experiência incentiva a construção de conhecimento entre todos os envolvidos e de Base Local porque são os jovens que participam do NEE, moradores do local, que organizam e colaboram na visita.

O objetivo da visita foi apresentar o PJ MAIS como um processo de educação ambiental, bem como expor aos visitantes as possibilidades de se trabalhar a educação ambiental dentro de uma unidade de conservação e fora dela, trabalhando o contexto histórico e socioeconômico no qual se insere os bairros Cotas em Cubatão. Os núcleos produtivos a ser trabalhados são os mesmos do PJ MAIS, turismo sustentável, produção e manejo agroflorestal, consumo e arte, agroindústria artesanal. Assim, os jovens participantes do programa estudaram e organizaram o receptivo, prepararam o roteiro de visita pelos bairros Cotas e pelo Núcleo Itutinga-Pilões (NIP) do Parque Serra do Mar (PESM) e compartilharam a condução e monitoria dos grupos com os trabalhadores do NIP.

Os educadores responsáveis pelas oficinas do NEE Cubatão acompanharam a visita, apoiando os jovens moradores e registrando a atividade, de forma a ter em mãos um rico material para discutir nos encontros formativos do programa. A intenção do NEE Cubatão e dos técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental - SMA/CEA envolvidos é que a proposta auxilie as discussões de planejamento do curso para as novas turmas, de maneira a garantir funcionalidade ao aprendizado proporcionado pelas oficinas do PJ MAIS. Além disso, a coordenação do NEE Cubatão trabalha em duas direções: identificar novas possibilidades para incorporação de estudantes, professores e pesquisadores de ensino superior, e amadurecer mais três roteiros que promovam a educação ambiental e a geração de trabalho e renda pelo turismo de base local.

No mesmo sentido, um próximo passo será apresentar a experiência bem sucedida e debater a proposta com o conselho do NEE. Durante o mês de novembro, além da experiência, da apresentação e discussão com o conselho do NEE, a proposta foi exposta em dois eventos: o 2o Seminário sobre Áreas Verdes, promovido pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, e no 7o Congresso Nacional de Ecoturismo, em Vitória-ES.

Serra do Mar e Criança Ecológica
Com o objetivo de integrar cada vez mais os jovens na gestão e atividades do Parque, o PJ-MAIS é responsável pela criação e fabricação das placas interpretativas do Projeto Criança Ecológica, que será lançado no PESM-NIP dia 27 de novembro.O Núcleo Itutinga Pilões do Parque Estadual da Serra do Mar é um parceiro do PJ-MAIS Cubatão, nas oficinas de "Consumo, Lixo e Arte" e "Turismo Sustentável", dentre as atividades desenvolvidas estão "Implantação e Manejo de Trilha em Unidades de Conservação" e "Fabricação e Restauro de Placas".Além das placas os jovens do PJ-MAIS farão parte da organização do evento de lançamento do espaço Criança Ecológica.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.