VOLTAR

Projeto que pesquisa música regional chega a Roraima em abril

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br
Autor: ALEXSANDRA SAMPAIO
02 de Abr de 2013

Registrar por meio de fotos, vídeos e gravações sonoras as manifestações musicais e artísticas do povo amazônida. É com esse objetivo que o projeto "A música das cachoeiras - do alto rio Negro ao Monte Roraima" chega a Boa Vista neste mês de abril para concluir a segunda etapa da expedição, que pretende documentar e difundir a música popular e tradicional da região norte do país.

Idealizado pelo filósofo e músico, Agenor Vasconcelos, a trajetória que a equipe de filmagens e gravações dos artistas indígenas e populares da Amazônia ocidental pretende seguir é o mesmo roteiro feito pelo etnógrafo alemão Koch-Grunberg, no período de 1903 e 1913, quando esteve no Alto Rio Negro e no Monte Roraima.

Agenor explica que em Roraima, o grupo formado por oito pessoas vai percorrer comunidades indígenas em busca de manifestações musicais dentro dessas localidades assim como também na capital e cidades do interior. "Além de nos reunirmos com o pessoal do grupo Roraimeira: Eliakin [Rufino], Zeca [Preto] e Neuber [Uchoa]", completa.

Gravação com a banda TR, formada por jovens da comunidade Boa Vista, na foz do rio Içana (AM)

A coleta de dados em Roraima prevê a visita a artistas de Boa Vista, Malacacheta, Canauani, Boca da Mata e Pacaraima. Se todo o trabalho for concluído dentro do prazo previsto, o grupo pretende ainda fazer uma expedição ao Monte Roraima "com guias que conheçam as histórias e lendas da região".

Todo o trabalho capturado terá como produto final a publicação das histórias de artistas indígenas e populares dos dois estados em um site na internet, na gravação de um CD e no lançamento de uma cartilha, com o registro que será denominado "A Música das cachoeiras".

"Trata-se de um projeto transmídia, que não tem fins lucrativos. Todo o material será distribuído às comunidades visitadas, às bibliotecas públicas e para livrarias de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife", informa Vasconcelos.

Para registrar todas essas histórias e gravar as canções dos artistas da Amazônia, o projeto está sendo patrocinado pela Natura Cosméticos e Natura Musical, por meio da lei de incentivo à Cultura. "Estamos levando todo o equipamento necessário para gravar as canções dos artistas que encontramos nessas comunidades", completa o coordenador.

20 minutos de áudio já estão na internet para divulgação

Primeiros áudios do projeto já estão na internet para divulgação

O objetivo principal do projeto já está sendo alcançado em parte, pois já está à disposição do público em geral por meio da internet um total de 20 minutos de áudios coletados até o momento da pesquisa. As músicas apresentadas no site www. soundcloud.com/musicadascachoeiras mostram os talentos indígenas e populares encontrados na expedição feita à região do alto rio Negro.

"Encontramos mais artistas do que esperávamos. Tem um lado musical que é pouco divulgado. Tem muitos compositores", comemora o coordenador do projeto. Alguns registros feitos até o momento apresentam manifestações musicais como a da banda Marupiara, composta por nove pessoas que cantam na língua indígena, em São Gabriel da Cachoeira.

A banda já tem quatro CDs gravadas e é comandada por um senhor de 64 anos. Na comunidade de Itacoatiara-Mirim, o grupo de pesquisadores conheceu Mestre Laureano Baníwa, que resguarda até hoje a tradição de seu povo para que ela não se perca.

Próximo à fronteira com a Colômbia, na foz do rio Içana, o ponto máximo do rio Negro, o grupo gravou canções da banda Taína Rukena, formada por jovens da comunidade Boa Vista. Para conhecer as primeiras imagens e músicas captadas para o projeto "A música das cachoeiras", basta acessar os seguintes endereços eletrônicos:

Áudios: https://soundcloud.com/musicadascachoeiras
Fotos: http://www.flickr.com/photos/66278602@N08/
Rede Social: facebook.com/musicadascachoeiras

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=149261

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.