VOLTAR

Projeto +Floresta inicia restauração ecológica na TI Toldo Imbú em Abelardo Luz (SC)

Apremavi - https://apremavi.org.br/projeto-floresta-inicia-restauracao-ecologica-na-ti-toldo-imbu-em
04 de Set de 2024

Projeto +Floresta inicia restauração ecológica na TI Toldo Imbú em Abelardo Luz (SC)

4 set, 2024 | + Floresta, Notícias

Apremavi inicia as ações de restauração do projeto +Floresta com o plantio das primeiras mudas de na Terra Indígena (TI) Toldo Imbú em Abelardo Luz (SC).

Para isso, nos últimos dois meses o projeto desenvolveu uma série de ações em prol do envolvimento e participação da comunidade na restauração da Área de Preservação Permanente (APP) do rio que permeia a TI Toldo Imbú e no Bairro São João Maria.

No dia 10 de julho a Apremavi apresentou à comunidade reunida na EIEF Cacique Karenh os resultados dos diagnósticos do meio físico e socioeconômico realizados na primeira etapa do Projeto +Floresta, bem como o projeto finalístico de restauração para a área. A reunião contou a presença de 21 participantes.

Já no dia primeiro de agosto, os alunos e professores do período matutino da EIEF Cacique Karenh juntamente com a equipe da Apremavi apoiaram a mobilização dos moradores locais, entregando em todas as casas da TI Toldo Imbú um panfleto informativo sobre o +Floresta e convidando a comunidade indígena a participar do mutirão de plantio na área do projeto. A mesma ação foi realizada no Bairro São João Maria pela equipe da Apremavi.

O mutirão de plantio de mudas aconteceu no dia 29 de agosto e foi mobilizado pela coordenadora geral do projeto Edilaine Dick, pela coordenadora técnica Marluci Pozzan e pelo viveirista Alex Sieves. A ação contou com a participação de todos os alunos e professores da EIEF Cacique Karenh, da comunidade indígena e representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Durante o encontro, as crianças também aprenderam sobre o rito tradicional da cultura indígena para o plantio de mudas.

"Para nós, indígenas, é um imenso prazer poder participar junto com vocês na restauração da floresta, pois com essa atitude a mãe terra fica grata. Principalmente tendo o apoio dos alunos da escola, ensinando desde pequeno que tem que cuidar e proteger as árvores. É muito bom eles contarem depois aos pais que foram plantar as mudas e pediram a autorização da mãe terra. Esse ensinamento tem dois lados: pedir a permissão da mãe terra para plantar e aprender a cuidar das árvores que eles estão plantando, que vão crescer junto com eles", comenta a professora Samara Goj Tej Müller de Paula, da EIEF Cacique Karenh.

A APP, que teve a restauração iniciada, tem aproximadamente 1,5 hectares e é a primeira área do Projeto +Floresta a receber as ações de implementação da restauração. Após o plantio, os moradores locais e os alunos receberam doação de mudas nativas.

Para a analista ambiental do IBAMA Taise Bresolin: "É com grande satisfação que o IBAMA acompanhou o plantio de mudas de espécies nativas realizado na área de restauração na TI Toldo Imbú, que contou com o envolvimento e apoio da comunidade indígena que será diretamente beneficiada com o retorno da vegetação nativa na Área de Preservação Permanente (APP). Com a vegetação nativa restaurada, será possível testemunhar o retorno de serviços ambientais como a recuperação da biodiversidade e do solo, a manutenção dos recursos hídricos, além da redução e absorção de emissões de carbono, gerando benefícios para todos os envolvidos."
+Floresta

Visa contribuir com a restauração da vegetação nativa na Floresta Ombrófila Mista, no Oeste de Santa Catarina, com o incremento de espécies vegetais ameaçadas de extinção como a araucária, a imbuia e o xaxim, ambas com histórico de intensa exploração no estado.

É financiado pelo Ibama através do Acordo de Cooperação Técnica no 34/2021 e supervisionado pelo Ministério Público Federal de Santa Catarina (MPF/SC), pelo Instituto Socioambiental (ISA) e pela Justiça Federal de Santa Catarina, na forma da ação no 5001458-53.2017.4.04.7200/SC.

> Conheça o projeto

https://apremavi.org.br/projeto-floresta-inicia-restauracao-ecologica-n…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.