VOLTAR

Projeto do Rio Madeira sera leiloado em maio

GM, Nacional, p.A5
04 de Jan de 2006

Projeto do Rio Madeira será leiloado em maio
O leilão para a licitação das duas usinas que integram o complexo do Rio Madeira ocorrerá no final de maio. A construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, ambas localizadas em Rondônia, deve demandar investimentos de aproximadamente US$ 6,7 bilhões. As usinas terão potência instalada de 3,15 mil megawatts (MW) médios e 3,30 mil MW médios, respectivamente.
Em outro leilão, será licitada a concessão para a construção e operação de eclusas no mesmo rio. "O governo dá prioridade total para esse projeto", afirmou ontem em entrevista coletiva a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
A ministra informou também que as quatro hidrelétricas que foram impedidas de entrar no leilão de energia nova realizado em dezembro passado serão licitadas no mesmo leilão das usinas do Rio Madeira, em maio. São as hidrelétricas de Mauá (PR), Dardanelos (MT), Barra do Pomba (RJ) e Cambuci (RJ). A potência instalada total desses empreendimentos é de 752,1 MW médios.
Dilma estima que as obras das usinas serão iniciadas no final de 2006 e levarão cerca de seis anos para serem concluídas. No entanto, prosseguiu a ministra, em dois anos e meio a três anos elas poderão começar a operar parcialmente.
Em função da demanda, a construção de uma fábrica de turbinas na região do Rio Madeira pode ser necessária. No entanto, Dilma não revelou mais detalhes sobre a operação e nem quais as empresas que podem participar do projeto. De acordo com a ministra, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Mundial podem financiar a construção das usinas.
O governo federal criou um grupo de trabalho para avaliar as questões referentes ao processo de licitação das usinas e eclusas do complexo do Rio Madeira. Integram essa equipe a Casa Civil, o Ministério de Minas e Energia, o Ministério dos Transportes, o Ministério do Meio Ambiente e o BNDES.

GM, 04/01/2006, p. A5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.