VOLTAR

Projeto de Inclusão Produtiva expõe trabalhos dos índios Kadiwéu

Notícias MS - http://www.noticias.ms.gov.br/
Autor: Karina Lima
30 de Nov de 2010

Campo Grande (MS) - Nesta terça-feira (30) acontece no município de Bodoquena a "Exposição do Projeto Geração Futura Kadiwéu: O velho ensina o jovem". A Exposição faz parte dos projetos em que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), preocupado em implantar ações que diminuam as desigualdades sociais em Mato Grosso do Sul, liberou R$ 1 milhão do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) para projetos de inclusão produtiva e de atendimentos a comunidades indígenas e quilombolas.

Dentre os projetos selecionados está o "Projeto Geração Futura Kadiwéu: O velho ensina o jovem", cujo objetivo é valorizar a cultura indígena através das potencialidades e capacidade das famílias envolvidas, fortalecimento de vínculos familiares, fortalecimento do associativismo como forma de estimular a produção artesanal, geração de trabalho e renda, dinamizando as relações comerciais entre os artesãos e o mercado. No projeto as índias mais velhas ensinam às mais novas todas as técnicas para a produção de peças artesanais.

Kadiwéu

Os índios Kadiwéu são os últimos remanescentes da grande nação Guaicuru e são considerados os "Índios cavaleiros". Pela sua estatura, agilidade, pela resistência na colonização imposta aos espanhóis e portugueses e pela luta em defesa do território brasileiro na guerra do Paraguai, eram considerados grandes guerreiros. Atualmente ocupam um território de 100 mil hectares: "A reserva indígena Kadiwéu" é a maior terra indígena homologada no centro-sul brasileiro na região da Serra da Bodoquena.

Suas principais atividades são a criação de gado, a agricultura de subsistência, a caça, a pesca e principalmente o artesanato, conhecido mundialmente. A decoração das peças é feita com desenhos geométricos de cores fortes: preto, vermelho, ocre, amarelo, branco e verde. Os corantes utilizados são naturais extraídos dos minerais e vegetais da região. Atualmente ocupam um território de 100 mil hectares: das potencialidades e capacidade das famílias envolvidas, fortalecimento familiar.

A Exposição acontece no Memorial Serra da Bodoquena, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Mais informações pelo telefone (67) 3268-1374.

http://www.noticias.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=136&id_comp=10…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.