VOLTAR

Programa Renda Mínima chega às aldeias indígenas paulistanas

OESP, Cidades, p. C5
23 de Mar de 2004

Programa Renda Mínima chega às aldeias indígenas paulistanas

Mariana Pinto

Índios de Parelheiros, zona sul, receberam ontem cartões do Programa Renda Mínima, da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade do Município. Cerca de 45 famílias foram beneficiadas. De acordo com a secretaria, cem famílias da região já recebem o benefício há 16 meses. Têm direito à bolsa famílias com renda inferior a 0,5 salário mínimo por pessoa e filhos até 15 anos. Crianças com mais de 7 anos devem freqüentar a escola para os pais receberem a bolsa. No caso dos índios, o colégio pode ser substituído por atividades culturais.
Segundo a secretaria, o Renda Mínima já atende 200 mil famílias na cidade. Ontem, para receber o benefício, os índios das aldeias Crucutus e Morro da Saudade tiveram de andar uma hora de ônibus até a agência do Banco do Brasil mais próxima, na Avenida Interlagos. Na sexta-feira, 35 famílias de duas aldeias do Jaraguá, zona oeste, receberão cartões do Renda Mínima. Com isso, ele terá atingido todas as famílias guaranis da cidade que atendem aos seus critérios.
Segundo a secretaria, os resultados positivos são visíveis. Em outubro, índios da aldeia Barragem, por exemplo, compraram sementes e insumos para a lavoura. Muitos usam a renda extra para comprar material de artesanato.

OESP, 23/03/2004, Cidades, p. C5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.