VOLTAR

Programa Monitoria Indígena oferece bolsa de R$ 400 para estudantes

Jornal Dia a Dia http://jornaldiadia.com.br/2016/
Autor: Daniel Susumura dos Santos
05 de Abr de 2018

Até dia 6, sexta-feira, estudantes de graduação e pós-graduação da UFGD podem se inscrever para a seleção de bolsista no Programa de Monitoria Indígena. São duas vagas disponíveis: uma para monitor/a de conteúdos de Fisiologia Humana e outra para conteúdos de Leitura, escrita e reescrita de gêneros acadêmicos.

O Programa de Monitoria Indígena é resultado de uma parceria entre a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD/UFGD) e o Núcleo de Assuntos Indígenas. O objetivo do programa é atender às especificidades dos estudantes indígenas, priorizando as disciplinas que apresentam maior grau de dificuldade de acompanhamento. De tal forma, esta é uma política que visa contribuir para a permanência na educação superior dos estudantes indígenas em cursos presenciais, minimizando a evasão e a retenção.

Detalhes da seleção

De acordo com o Edital de Abertura no 5/2018, publicado pela PROGRAD, o valor da bolsa mensal será de R$ 400,00 durante 4 meses.

A bolsa não se restringe a estudantes indígenas, uma vez que um dos objetivos do programa é oportunizar o desenvolvimento acadêmico por meio de um diálogo intercultural. É exigido que o/a bolsista tenha disponibilidade de 12 horas semanais para atuar no programa; frequente reuniões de orientação junto ao Núcleo de Assuntos Indígenas, e tenha facilidade e interesse de trabalhar em contextos interculturais.

NÃO é possível acumular a bolsa de monitoria com bolsas de outros programas vigentes na UFGD e de outras instituições nacionais ou internacionais, com exceção dos programas de Assistência Estudantil (Auxílio Alimentação, Bolsa Permanência, Moradia Estudantil).

Serão selecionados os candidatos que apresentarem melhores notas na disciplina correlata (Fisiologia Humana I e Fisiologia II, ou Laboratório de Textos Científicos I ou Português Intercultural). Também são critérios de seleção a apresentação de um Plano de Atividades com a indicação e assinatura de um/a professor/a orientador/a; e uma carta de intenção.

Na página https://portal.ufgd.edu.br/coordenadoria/cograd/monitoria-indigena está disponível o edital (que contém todas as informações detalhadas sobre exigências aos candidatos, métodos de seleção, datas, documentos, prazo da bolsa, etc), assim como modelos de todos os documentos exigidos na inscrição. A documentação deve ser entregue na Coordenadoria de Graduação, no prédio da Reitoria, que fica na rua João Rosa Góes, 1761, bairro Vila Progress

Asc | UFGD

http://jornaldiadia.com.br/2016/?p=414507

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.