VOLTAR

Programa da Norte Energia reforça saúde nas aldeias do Xingu

O Impacto - http://www.oimpacto.com.br
21 de Jan de 2014

PISI realiza curso de formação de Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e de Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN).

A saúde indígena é uma das prioridades da Norte Energia na região do Xingu. Por meio do Programa Integrado de Saúde Indígena (PISI) está sendo desenvolvido o fortalecimento da rede de saúde nas aldeias de jurisdição do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena de Altamira (DSEI/ Altamira), por meio da primeira etapa do curso de formação de Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e de Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN). Com carga horária de 80 horas, o curso acontece de 13 a 24 de janeiro e conta com a participação de 72 indígenas das 36 aldeias e 10 etnias.

A iniciativa conta com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Secretária Especial de Saúde Indígena (SESAI) e do DSEI Altamira. As atividades, que começaram em 2013, promovem a reestruturação do modelo de assistência embasado na vigilância em saúde que atua diretamente na prevenção e controle de doenças nas aldeias. A segunda etapa do curso de formação está prevista para setembro de 2014, de acordo com o Projeto Básico Ambiental Indígena (PBA - CI), da Usina Hidrelétrica Belo Monte.

Ações

Durante o ano de 2013 a Norte Energia realizou o curso de capacitação com Oficina de Planejamento e Gestão para 28 gestores do DSEI e da Casa de Saúde Indígena (Casai) no período de 16 a 20 de dezembro 2013. O objetivo foi planejar as atividades que serão realizadas em consonância ao Plano Operacional do PBA-CI, além de oferecer apoio direto na realização da V Conferência Distrital de Saúde Indígena/Altamira e na reunião de reestruturação do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI), que são de suma importância para fortalecer o novo modelo.

http://www.oimpacto.com.br/atualidades/programa-da-norte-energia-reforc…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.