VOLTAR

Professores indígenas querem escolas de 5ª a 8ª série

Midianews-Cuiabá-MT
06 de Fev de 2002

Dez professores Pareci, cursistas da licenciatura indígena da Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat), em Barra do Bugre, querem criar uma escola diferenciada para os alunos Pareci de 5ª a 8ª série.

Mirim Pareci, uma das professoras que está cursando o segundo semestre do primeiro curso de terceiro grau indígena do País, explicou que após a conclusão do terceiro grau, os professores Pareci pretendem criar a escola por meio de uma associação e da parceira com a Secretaria de Educação do Estado.

Foi no final das aulas intensivas da etapa presencial, no campus da Unemat, em Barra do Bugre, onde os alunos estudaram durante 30 dias em período integral, que os professores Pareci tiveram a idéia de dar continuidade ao ensino diferenciado de 5ª a 8ª série. Logo, começaram a se reunir nas poucas horas vagas para discutir o assunto. Agora pretendem amadurecer a idéia durante o curso que vai até 2005.

Para começar a tornar o sonho uma realidade, os Pareci decidiram que cada um vai escolher uma especialização diferente para viabilizar a criação da escola. "Eu vou me especializar em matemática, outro colega escolherá ciências da natureza, outro lingüística, outro história. Dessa forma poderemos propor a continuidade do ensino médio diferenciado em nossas aldeias", completa a professora.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.