VOLTAR

Professor Gersem Baniwa se filia à Rede Sustentabilidade no Amazonas

Jornal de Humaita https://jornaldehumaita.com.br/
06 de abr de 2018

O professor Gersem Baniwa filiou-se à Rede Sustentabilidade no Amazonas, em evento que aconteceu na noite dessa quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Representando os indígenas, especialmente na educação, Gersem será um dos candidatos cívicos do partido.

"Os Direitos Indígenas não têm partido: faz parte da própria Humanidade. É meu compromisso há 30 anos e buscarei honrá-lo também dentro da Rede, mas com o Movimento Indígena do Amazonas. É o nosso propósito, sem exclusão de povos indígenas e não-indígenas, que também são parceiros. Será uma experiência rica, pois é um projeto de construção coletiva", afirmou o recém filiado.

O deputado estadual Luiz Castro, afirmou ser um admirador do professor por seu conhecimento do universo cultural, econômico, indígena e seu percurso na educação.

"A Rede recebe Gersem com muito carinho e admiração. A ideia da candidatura indígena também ganhou o entusiasmo de Marina Silva, porque não são pré-candidaturas de faz de conta, e sim reais. A futura candidatura do professor foi construída no coletivo, assim como todas as nossas", assinalou o parlamentar.

Gersem foi escolhido no Fórum de Educação Escolar Indígena do Amazonas (Foreeia) para representar a categoria. Naquele evento, ocorrido mês passado, os indígenas também votaram por filiar-se ao partido que tem como porta-voz nacional Marina Silva.

"É da sabedoria dos indígenas de escolher a candidatura do professor, o coletivo indígena em qualquer espaço da sociedade. É importante escolher pessoas honestas, comprometidas, trabalhadores. Ele, assim como os outros recém-filiados, estarão bem acolhidos e trabalharemos juntos com transparência, sinceridade e verdade", ressaltou Luiz Castro.

Momento histórico

Na ocasião, além do professor Gersem Baniwa, também se filiaram o professor Hamilton Rodrigues, professor Herton Mura, Nilza Ferreira, Erculano Hernandes, Petrúcio Magalhães e Renato Souto.

Para a porta-voz da Rede Sustentabilidade no Amazonas, Bete Maciel, trata-se de um momento histórico. A entrada desses profissionais, líderes em seus segmentos, nos traz imensa satisfação", afirmou. "Além disso, temos Nilza Ferreira, do município de Beruri. Fico feliz que as mulheres estão chegando à Rede para encarar este desafio na política", completou.

Candidatura cidadã

"A prática da boa política está presente na Rede e por isso acreditamos na candidatura cívica, oferecendo 30% do total de vagas existentes nas eleições proporcionais. Este momento é importante para o partido e nos fortalece com a vinda dessas pessoas que representam a sociedade. Sempre buscamos a representatividade", afirmou o porta-voz Erick Nogueira.

https://jornaldehumaita.com.br/2018/04/professor-gersem-baniwa-se-filia…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.