VOLTAR

Procuradorias acionam Justiça para que empresa cumpra acordo com o Ibama e refloreste área destruída em Monte do Carmo (TO)

http://www.agu.gov.br
Autor: Bruno Lima / Bárbara Nogueira
04 de Fev de 2011

A Advocacia-Geral da União (AGU) ajuizou Ação Civil Pública para que a empresa Reflorestamento Carvoejamento do Tocantins Ltda (Recato) promova a reposição florestal da área destruída em serra do município de Monte do Carmo (TO). Em 2007, a empresa foi habilitada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) para administrar Programas de Fomento Florestal, mas foram verificadas irregularidades no cumprimento das atividades.

Após um incêndio ter atingido a vegetação na serra de Monte do Carmo, o Ibama realizou vistorias na área e identificou várias falhas no plantio, como a presença de ervas daninhas que serviram de combustível para o incêndio e a falta de cuidados na prevenção de queimadas.

A Procuradoria Federal em Tocantins (PF/TO) e a Procuradoria Federal Especializada (PFE) junto ao Ibama acionaram então a Justiça Federal para que a empresa cumpra o cronograma previsto em acordo firmado com a autarquia, e que apresente um projeto de reposição florestal da área destruída. Na ação, os procuradores argumentaram que o incêndio era previsível e que a empresa não adotou providências necessárias para impedir o ocorrido.

As procuradorias sustentaram também que a reposição florestal busca compensar a exploração vegetal, por meio de plantio de mudas e liberação de créditos para as empresas responsáveis pelos projetos. PF/TO e PFE/Ibama defendem que a competência para julgar o caso é da Justiça Federal, uma vez que o Ibama é responsável por executar ações das políticas nacionais de meio ambiente, referentes às atribuições federais. Os procuradores federais também solicitaram o bloqueio dos bens dos sócios da Recato, como forma de assegurar o cumprimento das atividades.

A ação será analisada pela Justiça Federal do Tocantins.

A PF/TO e PFE/Ibama são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

Ref.: Ação Civil Pública n 651-82.2011.4.01.4300 - Seção Judiciária do Tocantins

http://www.agu.gov.br/sistemas/site/TemplateTexto.aspx?idConteudo=15374…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.