VOLTAR

Procuradores veem retrocesso em lei sobre licenciamento ambiental

Veja - https://veja.abril.com.br/
Autor: Matheus Leitão
11 de Ago de 2021

Associação Nacional dos Procuradores da República revela que a aprovação da proposta representaria o aumento de riscos ambientais e insegurança jurídica

Procuradores da República apontaram, por meio de sua Associação Nacional, diversos retrocessos no Projeto de Lei no 2.159/2021, que pode flexibilizar as regras para licenciamento ambiental.

Em nota técnica assinada pelos membros do MPF Luis Eduardo Marrocos de Araújo, Marco Antonio Delfino de Almeida e Sandra Akemi Shimad Kishi, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) revela que a aprovação da proposta representaria o aumento de riscos socioambientais alem de uma significativa insegurança jurídica.

Para a ANPR, a lei fragiliza as regras de licenciamento ambiental, incluindo a dispensa do procedimento para uma série de atividades e empreendimentos.
Por exemplo, em relação aos povos indígenas, somente terras homologadas e territórios titulados serão necessários os procedimentos de licenciamento ambiental.

Na avaliação desses procuradores, haverá um impacto significativo ao meio ambiente, além de a lei ser incompatível com diversos artigos da Constituição Federal.

https://veja.abril.com.br/blog/matheus-leitao/procuradores-veem-retroce…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.