VOLTAR

Presidentes da Funai e do Ibama se reúnem com a secretária do Interior dos EUA

Funai - https://www.gov.br
24 de Out de 2023

Publicado em 24/10/2023 16h37 Atualizado em 24/10/2023 16h48

presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, se reuniu nesta terça-feira (24) em Washington D.C. com a secretária do Interior dos Estados Unidos, Deb Haaland. O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, também participou da reunião, a qual tratou da situação dos povos indígenas no Brasil e o avanço das políticas públicas destinadas a essa população. Deb Haaland é a primeira indígena a chefiar uma secretaria de governo nos EUA.

Na oportunidade, Joenia Wapichana explicou que o governo brasileiro está trabalhando para fortalecer os órgãos responsáveis pela proteção dos povos indígenas, como a Funai. Entre as medidas, está a recomposição da força de trabalho da autarquia por meio da realização de concurso público que irá oferecer 502 vagas. A instituição também busca recursos junto ao Fundo Amazônia para ampliar as ações de proteção aos povos indígenas.

Além disso, desde o início de 2023, foram revogadas uma série de medidas que representavam retrocessos e violações de direitos dos povos indígenas. Também foram retomados os processos de demarcação, com oito terras indígenas homologadas.

Houve ainda o retorno de políticas de fortalecimento dos direitos dos povos indígenas, como a Politica Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), e a ampliação da participação indígena nos espaços governamentais. O Brasil conta hoje com 1,7 milhão de indígenas de 305 etnias que falam 274 línguas, conforme o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.

Os presidentes da Funai e do Ibama também participaram de um almoço oferecido pela embaixadora do Brasil em Washington D.C., Maria Luiza Viotti, com a presença de parlamentares. Na ocasião, foram tratados temas como a proteção dos povos indígenas, preservação da Amazônia, questões ambientais e desenvolvimento sustentável, bem como os principais desafios do Brasil nessas áreas.

Joenia Wapichana está nos EUA a convite da International Conservation Caucus Foundation (ICCF) para uma série de agendas promovidas com o intuito de reunir representantes da rede global de cáucuses parlamentares e partes interessadas dos setores público e privado, a fim de compartilharem histórias das comunidades na linha de frente da conservação da natureza.

Assessoria de Comunicação / Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/presidentes-da-fu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.