VOLTAR

Prêmio Itesp da Agricultura Familiar: em Eldorado, a vez dos quilombolas

ITESP - http://www.itesp.sp.gov.br/
06 de dez de 2012

Prêmio Itesp da Agricultura Familiar: em Eldorado, a vez dos quilombolas

Não era nem uma e meia da tarde e a Câmara Municipal de Eldorado já estava lotada: os quilombolas não queriam se atrasar nem um minuto para a entrega do Prêmio Itesp da Agricultura Familiar, realizada na última sexta-feira (30 de novembro) - a Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa Arruda, e o diretor executivo da Fundação Itesp, Marco Pilla, participaram da cerimônia. Parte dos premiados havia sido conhecida em outubro, em Presidente Prudente - quando foram revelados os vencedores da categoria Agricultor Assentado e a vencedora do primeiro lugar na categoria Prêmio Destaque - Mulher Agricultora.

Na categoria Prêmio Destaque - Mulher Agricultora, o segundo lugar ficou com Nilce de Pontes Pereira dos Santos, do Quilombo Ribeirão Grande/Terra Seca, de Barra do Turvo. Ela ganhou um kit irrigação, oferecido pela Fundação Itesp. O terceiro lugar foi para Edivina Maria Tié, do Quilombo Pedro Cubas de Cima, de Cananéia - ela ganhou um tablet, doado pela Beta Empreendimentos Florestais. Na categoria Comunidade Quilombola, a grande vencedora foi a Comunidade do Quilombo de São Pedro, de Eldorado - que comemorou muito! Eles ganharam um veículo Volkswagen Saveiro, patrocinado pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo - Codasp. O segundo lugar, que levou um motocultivador (ou tratorito, doado pela Elimar Equipamentos) ficou com a Comunidade do Quilombo de Porto Velho, de Iporanga. E o terceiro lugar - a Comunidade do Quilombo Ivaporunduva, também de Eldorado - ganhou um kit irrigação, oferecido pelo Itesp.

A Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania elogiou o Prêmio e também a participação dos agricultores. "É muito bom vermos uma iniciativa como esta, que reconhece o valor dos agricultores familiares, do trabalho que nos alimenta. Mas é importante também ressaltar que todos vocês são vencedores, ainda que não recebam prêmio. Pelo contrário: foi o trabalho honrado e primoroso que os trouxe até aqui - e vai continuar os levando ainda mais longe. Parabéns!", disse Eloisa Arruda. Participaram ainda da cerimônia o prefeito de Eldorado, Donizete Antônio de Oliveira, o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Ramos da Silva e o presidente da Codasp, Jairo de Almeida Machado Junior, além de outras autoridades regionais.

http://www.itesp.sp.gov.br/itesp/Noticias-detalhes.aspx?c=1410#2

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.