VOLTAR

Prefeita e Eike Batista discutem projeto Porto Brasil

Click Litoral
Autor: Depto. Imprensa - Prefeitura Municipal de Peruíbe
26 de Fev de 2008

A prefeita de Peruíbe, Dra. Julieta, esteve nesta quinta-feira, (21), no Rio de Janeiro, participando de reunião com o empresário Eike Batista, dono do grupo EBX e que pretende construir o Porto Brasil em Peruíbe. Durante o encontro, Dra. Julieta entregou uma carta de intenções a Eike se colocando favorável a construção do complexo portuário.

A prefeita, no entanto, disse a Eike que o projeto ideal é o projeto bom para Peruíbe. "Eu tenho preocupação com as questões ambientais e sociais. Quero transparência na implementação do empreendimento", anunciou Dra. Julieta. "Necessitamos de políticas públicas específicas com envolvimento dos setores comprometidos no sentido de transformar o projeto Porto Brasil, num projeto importante para a região".

Na carta entregue, Dra. Julieta destaca que a Prefeitura é favorável ao projeto, desde que a empresa passe por todas as etapas necessárias. Desde já, a prefeita quer um compromisso da LLX com a cidade, no sentido de colaborar na implementação de melhorias e compensações ambientais e sociais. Para o dia 26 de março, está marcada uma audiência pública, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado, no Centro de Convenções, às 17 horas com o objetivo de discutir, junto com a população, os rumos do projeto na cidade.

O objetivo do encontro foi conhecer de perto a empresa e falar diretamente com Eike, que anunciou à prefeita que a empresa vai realizar um trabalho transparente e responsável. "Nós queremos uma aliança com a cidade. Não vamos a lugar algum sem sermos convidados. O projeto Porto Brasil não é importante somente para Peruíbe, e sim para o Brasil. Para que o país continue crescendo num ritmo constante, o porto será de suma importância. O projeto é pioneiro na América Latina e nos deixa muito orgulhosos", disse Eike.

Para Ricardo Antunes, a região tem recebido bem o empreendimento. "O Porto Brasil é a nossa menina dos olhos. A área em Peruíbe foi escolhida por estar próximo ao porto de Santos, ao aeroporto de Itanhaém e por ter acesso fácil à rodovias e ferrovias. A instalação do projeto vai gerar riqueza e receita para a região, sendo possível investir no setor de habitação e na qualidade de vida. O desenvolvimento econômico proporcionado pela nossa empresa, deve estar atrelado ao desenvolvimento social e ambiental. Vamos utilizar mão-de-obra local e para isso teremos de capacitar as pessoas. Além disso vamos implementar um modelo de habitação, a exemplo de São João da Barra, onde estamos investindo num empreendimento. Pretendemos trabalhar em conjunto com a Prefeitura de Peruíbe, Governo Estadual e Federal.

O deputado Samuel Moreira mostrou preocupação com o crescimento desordenado e o controle do uso e ocupação do solo. Ele destacou a importância da responsabilidade social da empresa. "O projeto é muito positivo para a região da Baixada Santista e Vale do Ribeira, desde que ultrapasse todas as dificuldades". Participaram do encontro também o Deputado Estadual Samuel Moreira (PSDB), responsável pela Frente Parlamentar de discussão do Porto Brasil na Assembléia Legislativa, o líder do Governo na Câmara de Peruíbe, José Ernesto Lessa Maragni Júnior - Zeca da Firenze (PSDB), Silvio Siqueira Júnior, representando a Comissão Municipal Permanente da Bacia de Santos em Peruíbe, além de Ricardo Antunes, presidente da LLX Logística S.A. e dos diretores da LLX, Luiz Alfredo Ozório, Eliane Aleixo, Luiz Eduardo Lima e José Salomão.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.