VOLTAR

Povos Indígenas se reúnem para discutir problemas com as águas

SRH- Superintendência de Recursos Hídricos
27 de Set de 2007

Pela primeira vez, os índios de todos os povos do Estado estarão reunidos para discutir questões relacionadas às águas da bacia hidrográfica onde vivem. Trata-se do "Encontro Pelas Águas dos Povos Indígenas", que irá reunir em Euclides da Cunha, na região Norte do Estado, cerca de 500 índios no Educandário Oliveira Brito, no centro do município, de 8h30 às 18h.

Estarão reunidos índios dos Povos Kiriri, Pankaru, Tuxá, Atikum, Arikombé, Kaimbé, Pankararé, Kataruré, Xucuru-Kariri, Pataxós, Pataxós Hã Hã Hãe, Tupinambá, Truká, Tumbalalá e Kariri Xokó. O diretor-geral da SRH, Julio Rocha, ressaltou a importância do diálogo e de ouvir as comunidades através de um resgate histórico do Estado da Bahia com suas gentes.

O Encontro Pelas Águas dos Povos Indígenas é o quinto de uma série de nove reuniões temáticas de sensibilização para a proteção, conservação e uso sustentável da água, que são também preparatórias para a Conferência Estadual de Meio Ambiente. Todos os encontros têm como eixos temáticos: "Nós e a Água"; "Problemas da água no lugar em que vivemos", "Nossos sonhos para a água" e "Nós e a gestão das águas".

Os objetivos são promover o diálogo com os diversos segmentos da sociedade por bacia hidrográfica, discutir a relação com a água, os problemas ambientais que afetam a vida das pessoas, a conservação deste recurso natural e ouvir suas principais demandas sobre o tema para construir coletivamente a Carta Pelas Águas.

A carta é um documento que será apresentado na Conferência Estadual de Meio Ambiente, prevista para acontecer em Março de 2008. As propostas discutidas e elaboradas nos nove encontros servirão como diretriz para a elaboração de políticas públicas na Bahia.

O primeiro encontro reuniu as comunidades de terreiros de todo o Estado, no dia 24 de Agosto, em Salvador. O segundo reuniu os pescadores e marisqueiras da Bahia em Canavieiras, no último sábado, 15; o terceiro aconteceu no dia 22, em Ilhéus, com a Juventude e o quarto aconteceu com os empresários em Salvador, no dia 26. Ainda irão acontecer as reuniões com os povos do campo, crianças, mulheres e quilombolas, todos os sábados de Setembro e Outubro, em nove bacias hidrográficas do Estado.

Programação
29/09 - Euclides da Cunha
Bacia do Itapicuru - Encontro dos Povos Indígenas pelas Águas.
6/10 - Juazeiro
Bacia do Salitre - Encontro dos Povos do Campo pelas Águas.
13/10 - Irecê
Bacia do Verde e Jacaré - Encontro das Crianças pelas Águas.
20/10 - Mucugê
Bacia do Paraguaçu - Encontro das Mulheres pelas Águas.
27/10 - Santa Maria da Vitória
Bacia do Corrente - Encontro dos Quilombolas pelas Águas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.