VOLTAR

Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará se mobilizam na luta pelos seus direitos

Amazônia Brasil Rádio Web- http://chicoterra.com
14 de abr de 2014

No período de 14 a 17 de abril, no anfiteatro da fortaleza de São José, acontece o Encontro de Mobilização Pela Luta dos Direitos dos Indígenas através da Mobilização dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Para que contará com a participação de representantes e lideres das etnias Apalai, Galibi Kal'ña, Karipuna, Kaxuyana, Palikur, Tiriyó, Txikuyana, Waiana e Waiãpi.

Os Objetivos do encontro são promover o debate entre as autoridades federais, estaduais e municipais dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário para o reconhecimento do direito indígena; melhor atenção às necessidades dos povos com a realização de ações de políticas publicas especificas reconhecendo o protagonismo indígena na construção dessas políticas.

Para que o Encontro possa surtir o efeito desejado estão previstas agendas com o Ministério Publico Federal, Estadual, Governo do Estado, Assembléia Legislativa, Fundação Nacional do Índio - FUNAI e com a Bancada Federal do Amapá no Congresso Nacional.

O acolhimento dos participantes será em uma tenda montada ao lado da Fortaleza de São Jose e às 9 horas desta segunda-feira 14 de abril, ocorre a leitura e aprovação do regulamento de funcionamento da mobilização.

Às 10 horas será escolhida a coordenação do acampamento, apresentação das regiões indígenas, aprovação da programação da semana e será concedida entrevista coletiva a imprensa, logo em seguida será servido o almoço, por volta das 12 horas.

Os trabalhos reiniciam às 14 horas com uma análise da conjuntura Política e Indigenista no Brasil que se estenderá às 19 horas quando todos participarão do jantar e às 20 horas ocorre uma programação cultural.

Na terça-feira 15 de abril a partir das 9 horas está prevista audiência com representantes dos poderes públicos Municipal, Estadual e Federal que se estendera durante o dia, somente com intervalo para o almoço às 12 horas. Foram convidados para essa audiência, alem dos órgãos que atuam nas áreas indígenas as universidades, secretarias e de estado e Prefeitura de Macapá. A noite acontece o jantar e programação cultural sempre no mesmo horário durante todo o evento.

Dia 16 de abril, quarta-feira, a Assembléia Legislativa abre o seu plenário para receber os representantes dos povos indígenas para uma audiência das 9 horas ao meio-dia e no período da tarde, iniciando às 14 horas uma audiência com o Ministério Publico Federal com local ainda a ser definido.

Já no dia 17 será a vez dos membros da Bancada Federal do Amapa no Congresso Federal participarem da audiência publica tratando dos assuntos que pautam as reivindicações das lideranças indígenas que ocorrera pela manha das 9 às 12 horas. À tarde, por volta das 14 horas as lideranças farão os encaminhamentos finais da Mobilização encerrando o Encontro e levantando acampamento. A noite segue o jantar e a programação cultural finalizando o evento.

http://chicoterra.com/2014/04/14/povos-indigenas-do-amapa-e-norte-do-pa…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.