VOLTAR

Povos indígenas clamam por justiça

Porantim (Brasília - DF)
31 de dez de 1980

O 4o Tribunal Russel provocou polêmicas. O tema das missões religiosas e seu impacto sobre populações indígenas, a legitimidade do Tribunal, o caso Attikamek do Canadá, o caso Mohawk dos Estados Unidos, os casos da Guatemala e o caso Cric da Colômbia, foram alguns dos abordados no Tribunal.

O Porantim fez uma série de análises a respeito de como a grande imprensa brasileira tratou o Tribunal Russel. Entre os veículos midiáticos comentados, estão o Jornal de Brasília, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil e O Globo.

No final da reportagem, há trechos do depoimento do índio Tukano Álvaro Sampaio, que comenta suas impressões e, principalmente, a atuação das missões salesianas com os índios.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.