VOLTAR

Povos indígenas

O Estado de Minas
28 de dez de 1995

Povos indígenas

O Instituto Sócio-Ambiental (ISA) está dando os últimos retoques para lançar em todo Brasil, em 1996, a primeira versão da enciclopédia dos povos indígenas no Brasil em CD-Rom. A data ainda não foi definida. As edições em CD serão revistas a cada ano, até o lançamento, também em papel, de um trabalho mais completo. A obra é inédita, e para fazê-la, o Instituto vai contar com uma rede de colaboradores e com o acervo de documentos, textos, fotos e vídeos acumulados durante 20 anos pelo Programa Povos Indígenas no Brasil.
Acervo importante
A enciclopédia será trilíngue (português, inglês e espanhol). Além de verbetes sobre as etnias, terá verbetes temáticos de etnologia, indigenismo, personagens e instituições. Será um acervo importante para escolas e estudiosos em geral. Aliás, o Brasil estava devendo essa também. Os povos indígenas brasileiros vêm sofrendo e sendo dizimados desde o descobrimento. Os últimos revezes que vêm sofrendo referem-se à invasão de suas terras, especialmente no Norte, por mineiros, sem-terras e latifundiários.

O Estado de Minas, 28/12/1995

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.