VOLTAR

Poluição sonora representou quase 70% dos crimes contra o meio ambiente no AP

G1 - http://g1.globo.com/
15 de Fev de 2018

Poluição sonora representou quase 70% dos crimes contra o meio ambiente no AP
Barulho excessivo foram comprovados em shows, estabelecimentos comerciais, igrejas e casas. Dados são referente aos atendimentos feitos pela Dema em 2017.

Por Jéssica Alves, G1 AP, Macapá
15/02/2018 20h56 Atualizado 15/02/2018 20h56

As ocorrências relacionadas à poluição sonora lideraram o ranking de atendimentos feitos pela Delegacia de Meio Ambiente (Dema) no Amapá, em 2017. O balanço das ações foi divulgado nesta quinta-feira (15) e os casos representaram 67,7% do total de denúncias.

Houve uma diminuição de 18% em relação aos registros feitos em 2016, quando os casos alcançaram 89%, segundo a polícia. Crimes de desmatamento aparecem no segundo lugar do ranking.

O delegado titular da Dema, Sávio Pinto, explicou que as ocorrências abrangem barulho excessivo emitidos em casas de shows, boates, festas com sons automotivos, estabelecimentos, igrejas e até residências.

"A maioria dos casos são registrados em Macapá, onde há um grande número de eventos. Este é o segundo ano consecutivo que a poluição sonora lidera o ranking, mas a diminuição dos casos representa um número positivo devido às ações de combate e fiscalizações", destacou.

Os casos de desmatamento representaram 29,54% das denúncias. De acordo com a Dema, os crimes foram mais recorrentes nas cidades de Tartarugalzinho, Porto Grande, Amapá, Serra do Navio e Ferreira Gomes e região rural de Macapá.

O transporte e extração ilegal de madeira registrou 5,42% dos casos em 2017, informou a delegacia. O parcelamento ilegal do solo, que significa a venda de lotes desmatados ilegalmente, também aparecem na lista, com 9,09% dos casos.

Outras ocorrências comuns registradas nas delegacias foram referentes a crimes de maus tratos a animais (6,20%), invasão a aterros (5,42%) e transporte ilegal de carvão (2,32%).

https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/poluicao-sonora-representou-quase…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.