VOLTAR

Policiais retiram índios de fazenda em Miranda

MS Notícias - www.msnoticias.com.br
09 de Set de 2008

Objetivando cumprir Mandado de Desocupação, expedido pela Justiça Federal desta Capital -, que determina a retirada de silvícolas da etnia Terena da Fazenda Petrópolis, localizada no município de Miranda/MS, - distante cerca de 210 km da Capital - e a entrega da propriedade totalmente desocupada ao real proprietário (Pedro Pedrossian e família), equipes de Policiais Federais se deslocaram para procederem à desocupação da área invadida.

A operação teve seu início por volta de 4h de hoje, quando foram reunidos mais de 100 Policiais Federais na sede desta Superintendência para traçar estratégias e distribuição de escudos, capacetes, coletes a prova de balas, armamentos e munições dissuasórias antimotim de efeito moral.

Em Miranda, mais de 50 policiais do CIGCOE (PM/MS) e ainda duas ambulâncias do Corpo de Bombeiros foram incorporados ao efetivo da PF.

A Polícia Federal deslocou uma aeronave cedida pelo governo do estado para reconhecimento da área e possível atendimento imediato, caso necessário, durante o desenvolvimento da operação, e ainda, viaturas ostensivas do DPF e mais dois ônibus.

Por volta de 7h, já no local, inicialmente os índios tentaram permanecer na fazenda ocupada, sendo negado pela força policial. Durante a operação a PF, que anteriormente havia identificados as lideranças, reteve nove indígenas que foram trazidos para superintendência onde serão responsabilizados pela prática do crime de desobediência em razão de já terem sido oficialmente notificados da decisão da Justiça Federal que determinava a imediata retirada da fazenda desde a semana passada.

Procedida a desocupação, os oficiais de justiça que acompanharam a operação procederam a devolução da fazenda aos proprietários.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.