VOLTAR

Poesia regional em SP

A Crítica (AM) - http://www.acritica.com.br/
Autor: Thiago Hermido
31 de Mar de 2010

Autor de quatro livros - entre eles os de poesia "Águas do Andirá" e "Quinta estação" -, o escritor amazonense Carlos Tiago é um dos convidados para a segunda edição do Sarau das Poéticas Indígenas, que acontece dia 24 de abril, na Casas das Rosas, espaço voltado à poesia e literatura em São Paulo.

Dedicado ao pensamento artístico e à produção literária indígena, o evento conta também com a participação do escritor Daniel Munduruku, dos antropólogos Deborah Goldemberg e Leandro Mahalem de Lima e da professora Juju Mura, e traz como tema a Cabanagem no Século 19 e o envolvimento das etnias munduruku, os mura e os maué nesse processo.

Programação

O escritor amazonense participa da programação dissertando, ao lado de Daniel Munduruku, sobre a Cabanagem e também declamando no recital lítero-musical "Poesia e prosa". "Me sinto feliz em participar desse evento e de poder apresentar os laços culturais que aqui existem, além de levar um pouco da literatura que é produzida no Amazonas", comenta o poeta.

Natural da cidade de Barreirinha (a 328 quilômetros de Manaus), Tiago sempre esteve envolvido em movimentos literário tanto na cidade em que nasceu, quanto em Manaus, onde fundou com outros autores da nova safra de poetas do Estado o Clube Literário do Amazonas (Clam).

"Vou recitar alguns poemas voltados ao tema do evento. Versos que traçam essa relação dos povos indígenas com a cabanagem, do convívio com a floresta, com o cotidiano e com os rios", revela escritor, que vai aproveitar o segundo momento da programação para apresentar também as obras que já publicou.

Oportunidade

Para o autor, o evento é uma ótima oportunidade de divulgação, algo que de acordo com ele, com as novas mídias, vêm se tornando mais fácil. "Hoje o escritor não pode viver recluso no seu imaginário. As novas tecnologias sugiram para estabelecermos contato com o mundo", atenta.

O autor lembra ainda a importância da participação dos escritores indígenas, principalmente os da região, em eventos que promovam a cultura Amazônica. "Esses espaços, que hoje possibilitam a discussão do que se produz artisticamente entre os povos indígenas, são essenciais para demonstrarmos nosso legado cultural e apresenta o qual rico são nossas tradições e cultura", destaca Tiago, que é descendente dos saterê maué.

Atualmente, o poeta ocupa o cargo de subsecretário de Cultura, Turismo e Meio Ambiente em Barreirinha e prepara-se para lançar dois livros de poesias.

http://www.acritica.com.br/content/not-detail_busca.asp?materia_id=1582…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.